Novidade 01 | Comeblack (2011)- Scorpions

Ano: 2011
Gravadora: Sony Music
Gênero: Hard Rock
Obs: o álbum não está à venda.

Para minha felicidade e tristeza ao mesmo tempo, o Scorpions, minha banda favorita, lançou no dia 4 de novembro – pela Sony Music - o seu o último álbum, o aguardado "Comeblack", encerrando com chave de ouro a brilhante e fantástica carreira da banda.
A álbum é  uma coleção de versões re-gravadas das canções clássicas da banda, além de contar com alguns covers.
Apesar de muito criticado por alguns que se dizem fãs dos Scorpions e classificado como "caça-níqueis", Comeblack é um álbum com um alto padrão do bom e velho hard rock.
Para ser justo, isso não é realmente um lançamento completamente novo. O lançamento, intitulado Comeblack, é uma mistura de regravações e covers de bandas como T. Rex, Beatles, Rolling Stones e The Kinks, entre outros. O mais surpreendente é o remake de "Tainted Love". A maioria das pessoas relaciona essa música a versão lançada pelo Soft Cell no início dos anos 1980. A canção foi gravado por Gloria Jones, em 1965 e agora, em 2012, os Scorpions.
Talvez os ventos da mudança são combustível do furacão vai explodir através desse álbum e da nova turnê.
Scorpions - Foto: web
Para definir esse último álbum vou usar as palavras do próprio Klaus Meine em entrevista a Classic Rock Revisited, por Jeb Wright.

Jeb: Enquanto a turnê de despedida prossegue, vocês estão começando a ficar emotivos com a proximidade do fim?
Klaus: É algo estranho de se pensar após quarenta anos com essa banda. Somos uma família. De outro lado, somos uma banda que após quarenta anos sobreviveu ao punk e ao grunge. O rock clássico parece ser bem popular nessa nova geração. Nesse momento, podemos colocar toda nossa energia nos shows da turnê. Vamos fazer o maior festival de heavy metal do mundo, que se chama Wacken. Pessoas vêm do mundo inteiro para ver esse espetáculo. Estamos acontecendo nesse momento e sentindo a energia. Nossos fãs mundo afora vão manter essa energia até o fim. Eles vão mantê-la até que nosso furacão do rock se transforme numa tempestade tropical.
Nós vamos estar fazendo o maior festival de heavy metal no mundo chamado Wacken. As pessoas vêm de todo o mundo para ver este show. Estamos realmente acontecendo agora e nós sentimos a energia. Nossos fãs ao redor do mundo vão manter esta energia até o fim.

Jeb: No Blu-Ray, durante a música "Still Loving You" a câmera se move o público e cada pessoa na multidão conhece cada palavra para sua música. Isso é incrível.
Klaus: Eu não preciso cantar em todos os momentos, o público canta todas as palavras de todas as canções. É bastante coisa. Temos toda uma nova audiência que faz uma mistura agradável com os fãs que foram com a banda há trinta ou quarenta anos. Há jovens fãs na frente do palco que vão ao delírio com "Blackout", "No One Like You" e "The Zoo" e outras canções que foram escritas muito antes de terem nascido.
É maravilhoso ter os clássicos como "Still Loving You" e não importa onde cantamos os fãs reagem da mesma maneira e cantam junto. Os fãs fazem de cada show algo muito divertido. Podemos tocar na Rússia ou na cidade de Nova York ou em algum lugar na distante e os fãs cantam todas as letras das canções. É um sentimento maravilhoso, maravilhoso.

Jeb: Eu tenho uma pegadinha para você. Eu achei que o "Sting In The Tail" seria o último álbum dos SCORPIONS. Eu tenho nas minhas mãos o novo álbum "Comeblack".
Klaus: Era pra ser. Anunciamos o álbum "Sting In The Tail" juntamente com essa turnê que vai nos levar pelo mundo todo e se tornou um sucesso tão grande que a Sony disse, "Ok, queremos fomentar isso com algum produto". O que vocês podem fazer?" Acabáramos de anunciar nosso último álbum e então as coisas tomaram tamanha proporção que eles queriam que voltássemos para o estúdio. Decidimos que se fôssemos fazer aquilo, então devíamos ir e nos divertir. Decidimos regravar alguns de nossos clássicos como "The Zoo" e "Rock You Like a Hurricane". A idéia era tirar o pó daqueles discos de vinil e apresenta-los a um público totalmente novo com o som do século 21. Foi muito divertido porque você pode fazer tanta coisa mais no estúdio hoje. Ao mesmo tempo, achamos que isso não bastaria pois não queríamos lançar um novo álbum sem nenhuma música nova nele. Pensamos em gravar alguns covers e prestar tributo a algumas bandas lendárias que nos inspiraram nos anos 60. Divertimo-nos muito testando as coisas e vendo o que dava certo ou não. Estávamos realmente curtindo tocar músicas de todos nossos heróis como os BEATLES e os STONES. Tocamos músicas como a "Tainted Love", que é uma música que muitos talvez não esperassem que a gente tocasse mas o riff deu certo. Fizemos uma tentativa e deu certo. Tocamos a "Children Of The Revolution" do T.REX, que é totalmente fora do nosso contexto. Todas são grandes bandas.Todos eles são grandes bandas.

Jeb: Vocês realmente colocaram um selo dos SCORPIONS nessas músicas. Isso foi parte da razão pela qual elas foram selecionadas? Vocês prestaram homenagem a eles mas ainda conseguiram ser vocês mesmos.
Klaus: Todas são composições lendárias. Você tem de encontrar sua própria adaptação da música. E é melhor que faça direito. Não faz sentido gravar qualquer uma daquelas músicas a não ser que vá ficar ótimo. Nesse ponto, tínhamos de estar convictos de que não era só uma ótima música mas tivemos de colocar nosso próprio DNA do SCORPIONS naquelas músicas. Foi uma questão muito difícil até mesmo escolher as músicas. Você não pode ir e escolher a "Hey Jude" ou a "Strawberry Fields", de jeito nenhum. Quando eu fiz a "Across The Universe", deu certo com a minha voz e todos disseram, "Vamos fazer essa". Então o Matthias Jabs, disse que devíamos fazer uma música dos ROLLING STONES. É impossível para mim, com a minha voz, cantar uma música soul. Achamos a "Ruby Tuesday" e não ficou tão ruim. E então pegamos o LED ZEPPELIN e chegamos a conclusão de que não tinha jeito de fazer. Adoramos o LED ZEPPELIN e eles são uma de nossas bandas favoritas de todos os tempos, mas no fim das contas foi impossível escolher uma música. Acho que estávamos falando sobre a "Good Times Bad Times", mas não deu certo. No fim das contas, fizemos uma profunda reverência ao Jimmy Page pois não fizemos justiça a nenhuma música deles. Fazer esse álbum foi tão divertido que se alguém não tivesse nos dito que era hora de parar então provavelmente ainda estaríamos no estúdio gravando. Não precisamos compor músicas e não precisamos escrever letras. Simplesmente nos divertimos.

Jeb:  Eu quero falar sobre a sua voz. Na turnê Back in the Blackout" você não teve grandes problemas com sua voz. Agora, 30 anos depois, você ainda tem uma voz incrível. Como você faz isso?
Klaus: Muito obrigado pelo belo elogio. Tento cuidar do meu instrumento, que é a minha voz. Eu tento prepará-la e não gritar demais, o que pode acontecer em uma longa turnê. No final do dia, estou realmente muito feliz que minha voz ainda está boa.
No dia em que gravamos Blackout e eu tive que fazer uma cirurgia duas vezes, eu realmente tive que trabalhar duro. Quando olho para trás em 1982, há 30 anos atrás, quando gravamos o álbum e depois fomos em uma longa turnê americana, saí dela com a minha voz intacta. Fiquei muito feliz. Eu tenho uma segunda chance para balançar o mundo com o Scorpions. 
Confira o vídeo de divulgação de Comeblack.


Capa do BluRay - Scorpions in 3D - Foto: web
Em outra entrevista recente com ArabNews.com, o vocalista Klaus Meine falou sobre os planos da banda "Nosso mais novo projeto sai em poucos meses seguintes. Também lançaremos um DVD do SCORPIONS em 3D. Você pode realmente sentir a fumaça, a corda da guitarra, como se fosse um show ao vivo. É uma experiência incrível. O DVD apresenta nossos concertos em 3D na Alemanha. De fato, a tecnologia 3D forte nos faz sentir como pioneiros depois de todos esses anos. (risos) Temos um álbum que sai ainda este ano apresentando clássicos. Você sabe do nosso amor por eles. Os anos 60 foi a época para a nossa inspiração. Nosso filme / documentário também está prestes a ser lançado. Temos câmeras nos filmando em excursões, de modo que este documentário está sendo feito durante as turnês.  Isso é retrato da carreira do Scorpions. "
O penúltimo álbum do Scorpions ," Sting In The Tail ", vendeu 18.500 cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana de lançamento e estreou na posição nº 23 da Billboard 200, o melhor álbum em 20 anos. Em outro post falarei dele.
Em uma nota em seu site oficial, a banda alemã Scorpions, agradeceu os fãs pelo sucesso da turnê “Get Your Sting and Blackout” e anunciou que vai viajar novamente pelo mundo, agora definitivamente, para seus últimos shows antes da aposentadoria.
A turnê de despedida denominada “Final Sting Tour 2012″ pretende passar pela Europa, Estados Unidos, Ásia, Canadá e América Latina, deixando-nos uma esperança de ver a banda novamente em solo brasileiro.

Integrantes
Klaus Meine - vocal
Rudolf Schenker - guitarra, vocal
Matthias Jabs - guitarra
James Kottak - bateria
Paweł Mąciwoda - baixo

Músicas


LP-1 Side A
1. Rhythm Of love [nova versão]
2. No One Like You [nova versão]
3. The Zoo [nova versão]

LP-1 Side B
1. Rock You Like A Hurricane [nova versão]
2. Blackout [nova versão]
3. Still Loving You [nova versão]

LP-2 Side A
1. Wind Of Change [nova versão]
2. Tainted Love [Gloria Jones]
3. Children Of The Revolution [T. Rex]

LP-2 Side B
1. Across The Universe [The Beatles]
2. Tin Soldier [Small Faces cover]
3. All Day And All Of The Night [The Kinks]
4. Ruby Tuesday [The Rolling Stones]

Fotos do vinil
Capa (frente) - Foto: Diego Kloss
Capa (verso) - Foto: Diego Kloss
Capa (parte interna) - Foto: Diego Kloss
Capa (frente), vinil 180gram (LP-1 Side A e LP-2 Side A)
Foto: Diego Kloss
Capa (verso), vinil 180gram (LP-1 Side B e LP-2 Side B)
Foto: Diego Kloss

Comentários