Coleção 07 | The Newz - Nazareth

Ano: 2008
Gravadora: e-a-r music
Gênero: Hard Rock
Obs: o álbum não está à venda.

Para aqueles que acham que o Nazareth nunca foi uma grande banda de hard rock ou que são artistas que vencem por mera insistência, é por que nunca ouviram “The Newz” - o vigésimo - primeiro álbum de estúdio – e/ou nunca foram a algum show dessa magnífica banda. Eu tive a oportunidade de fazer as duas coisas, fui ao show do Nazareth em Curitiba (leia a resenha do show), no dia 24 de fevereiro de 2011 e comprei o vinil do álbum “The Newz” que comentarei nesse post.
Primeiramente, não posso deixar de dizer como conheci o Nazareth. Meu tio tinha uma fita do clássico do álbum "2xs" e a primeira música que ouvi foi "Love leads to madness” (1982). Perguntei aos 8 anos (1996): que banda é essa? Meu tio disse: é o Nazareth. Depois desse fato, na minha adolescência passei a curtir não só Nazareth, como todas as bandas do rock clássico como Scorpions, ACDC, Iron Maiden e por aí vai.
Para começar a descrever esse magnífico álbum, posso fazer uso das palavras do meu amigo Marlon: “O que precisamos fazer é valorizar os novos sons e manter os antigos e clássicos vivos. E os novos sons podem vir de banda antigas e clássicas...”
Show do Nazareth em Curitiba - 24/02/11 - Foto: Diego Kloss
Mas, nem só de flores é feito a carreira de uma banda, o Nazareth já passou por momentos de crise, como várias bandas de hard rock. Muitos dizem que o Nazareth só criou apenas alguns sucessos momentâneos e só sabe reproduzir “Dream On” e “Love Hurts”. Esses “críticos” estão muito enganados. Posso dizer, não só como fã de Nazareth, mas como apreciador do bom e velho hard rock, que o Nazareth tem sim músicas não tão boas, como algumas do mais recente lançamento “Big Dogz”. Mas, como eu disse em outros posts, nem sempre produzir algo diferente é vantajoso e para muitos permanecer na essência pode soar como “mais do mesmo”.
Os 40 anos de estrada, apesar dos problemas, não são para qualquer um, ou melhor, para qualquer banda, isso eu pude testemunhar no show. Por isso eu digo: não percam a oportunidade de ir a um show do Nazareth, eles amam o Brasil e vem sempre a Curitiba. Inclusive virão nessa sexta-feira, dia 18 de novembro de 2011, e por isso eu escrevo esse post.
Show do Nazareth em Curitiba - 24/02/11 - Foto: Diego Kloss
Como disse o Marlon " “The Newz” é um disco de muitas influências. Temos nele um belo Hard Rock no estilo clássico da coisa, setentista até as raízes dos cabelos brancos feito algodão de Dan McCafferty. E também temos Blues, o bom Blues, aquele Blues que te atrai e balança. Variações de Country e Southern Rock, o que deixa a coisa com cara de sossego e nostalgia em determinados momentos. Mas também momentos de desordem e caos, em faixas pesadas, que não deixam dúvidas quanto à genialidade e versatilidade destes senhores escoceses.
As faixas mais agitadas são “Goin’ Loco”, “Day At The Beach”, “Road Trip”, “Keep On Travellin’” . As carregadas e com riffs agressivos como “Liar”, “Warning” e “The Gathering”. Algo mais clássico como “Meen Streets” e “Loggin’ On”.
Nesse álbum também temos algo mais tranqüilo e nostálgico como “Enough Love”, com seu refrão grudento, “Gloria”, com suas batidas de bateria bem marcadas e a extremamente tranquila “Dying Breed”.
E é claro não poderia faltar minha música favorita desse álbum, “See Me” com influência do Southern, uma música atípica e empolgante, que faz até Dan McCafferty rebolar.C



“E o disco faz jus ao nome, pois o que temos aqui é algo realmente novo. Faz muito bonito perante os grandes álbuns clássicos do Nazareth, e não soa simplesmente como "mais do mesmo". É como se eles tivessem usado um velha receita, mas substituído certos ingredientes por alguns temperos atuais. Isso faz com tudo soe como o Nazareth "deve soar", mas com uma cara de moderno... Aí está mais uma prova de que a música é infinita, e o Rock N' Roll é eterno”.
Isso resume o “The Newz”, tudo no lugar certo, na variação, na cadência certa. Todos o riffs, os solos da guitarra de Jimmy Murison, o som da bateria Lee Agnew, o baixo de Pete Angnew, tudo perfeitamente sincronizado a voz marcante do maestro de cabelos brancos Dan McCafferty.

Let's razamanaz!
Nazareth - Década de 70 - Foto: web
Nazareth - 2010 - Foto: web

Integrantes
Dan McCafferty - vocais
Pete Agnew - baixo, vocais
Lee Agnew - bateria
Jimmy Murrison - guitarra

Músicas
Vinyl 1
Side A
01 "Goin' Loco" - 5:24
02 "Day At The Beach" - 4:55
03 "Liar" - 6:43

Side B
04 "See Me" - 4:53
05 "Enough Love" - 5:49
06 "Warning" - 4:35

Vinyl 2
Side C
07 "Mean Streets" - 4:15
08 "Road Trip" - 2:47
09 "Gloria" - 5:47
10 "Keep On Travellin'" - 3:56

Side D
11 "Loggin' On" - 4:47
12 "The Gathering" - 7:08
13 "Dying Breed" - 13:23

Fotos do vinil

Capa  (Frente), vinil 180 gram Side A e Side C - Foto: Diego Kloss
Capa  (Parte interna), vinil 180 gram Side B  e Side D - Foto: Diego Kloss

Comentários