Novidade 04 | Angel of Babylon (2010) - Avantasia


Ano: 2010
Gravadora: Nuclear Blast
Gênero: Power Metal / Metal Sinfônico / Metal Progressivo
Obs: o álbum não está à venda.

Após a compra e post do vinil duplo do segundo álbum da  “Wicked Trilogy”  o espetacular "The Wicked Symphony”resolvi comprar o terceiro vinil dessa série do Avantasia: o magnífico "Angel of Babylon".
Como eu disse no post anterior o "The Wicked Symphony" é o quarto álbum de estúdio do Avantasia, lançado em paralelo com "Angel of Babylon" no dia 3 de abril de 2010, sendo a terceira parte da saga "The Scarecrow".
É com "Angel Of Babylon" que as agruras que o Espantalho passou ao longo de sua existência, tem o seu fim. Como não poderia deixar de ser, este terceiro álbum mostra Tobias Sammet continuando a investir em sonoridades bastante distintas do Power Metal Melódico. A nova linha, mais acessível e até com algumas idéias modernas, pode não agradar a todos, mas certamente oferece um maior leque de opções e emoções ao longo do desenvolvimento desta dramática história.


‘Stargazers’ é uma narrativa de aproximadamente 9 minutos que nos proporciona embates épicos entre simplesmente Jorn Lande, Michael Kiske, Russel Allen e Oliver Hartmann. A música em si pode soar um tanto confusa, mas esse grupo de vocalistas compensa qualquer coisa, em uma das interpretações coletivas mais incríveis já ouvidas. A faixa-título tem um refrão do selo qualidade Sammet, poisna primeira ouvida já te obriga a cantarolá-lo por horas a fio.
‘Your Love Is Evil’ é de fato meio estranha. Tobias interpreta a letra de uma forma um tanto exagerada, mas não deixa de ser uma boa música. A faixa seguinte 'Death It Just A Feeling' é uma pequena obra-prima interpretada pelo Jon Oliva, lendário vocalista do Savatage, e soa como um pesadelo teatral. Sem sombra de dúvida uma das composições mais criativas de Tobias, sendo minha música favorita do álbum.
‘Rat Race’ é bem agitada, com refrão ressoante e de instrumental muito bem trabalhado. ‘Down In The Dark’ é também uma faixa muito interessante, com outra participação brilhante de Jorn Lande em um clima envolvente.  ‘Blowing Out The Flame’,  apesar de ser uma balada, parece se encaixar perfeitamente no disco, num momento de paz e tranquiliadade.
‘Symphony Of Life’ é uma música bem delicada. A única música que não é de Sammet, sendo assinada unicamente por Sascha Paeth e interpretada com competência por Cloudy Yang.
Já ‘Alone I Remember’ é um sensacional hardão com ares setentista que dá uma vontade incrível de sair cantando. Jorn Lande solta sua veia hard rock e manda mais uma atuação incrível.
‘Promissed Land’ já era conhecida, mas a versão que entrou no disco tem uma sutil mas importante mudança: troca de Michael Kiske por Jorn Lande. O resultado ficou bom, Jorn dá uma entonação mais forte para a passagem que era de Kiske, o que deixou a música levemente mais áspera.
O desfecho do álbum é triunfal com ‘Journey To Arcadia’ que representa a redenção do personagem principal depois de muitas voltas, medos e dúvidas. É épica, grandiosa, com um arranjo impressionante. Um final apoteótico e comovente para uma história que mescla fantasia com alguma realidade, pois se assemelha de maneira metafórica, com a existência humana.
Enfim, o álbum e toda a Trilogia possui uma melodia perfeita e um enredo magnífico, bem como, confirma que Tobias ampliou enormemente sua gama de influências, dando um sopro novo para suas composições, procurando novas vertentes para o Power Metal Melódico, porém não deixando de lado aquilo que o consagrou.
Em março de 2011, tivemos também o lançamento em DVD, CD e vinil do primeiro álbum ao vivo do Avansatia: o "The Flying Opera". O DVD foi gravado durante a primeira turnê mundial da banda em 2008 divulgando o álbum The Scarecrow".
O capricho da embalagem que abriga os dois DVDs e dois CDs do box, além é claro do vinil triplo, é um luxo que, felizmente, estende-se também ao âmbito musical.
O set-list foi baseado nos três primeiros registros de estúdio: The Metal Opera (2001), The Metal Opera II (2002) e The Scarecrow (2008). Após tantos lançamentos a cobrança dos seguidores de Sammet por shows era imensa. Ele próprio afirmava que seu sonho era reunir toda a turma que esteve nos discos, mas por conta de agenda era praticamente impossível. Não sei qual foi seu plano, mas deu certo. Tudo bem que nem todos puderam viajar, mas quem foi segurou as pontas com dignidade. Aliás, alguns nomes deste “dream team” devem ser entregues: Oliver Hartmann (ex-At Vance), Kai Hansen (ex-Helloween, Gamma Ray), Bob Catley (Magnum), Jørn Lande (Masterplan), Amanda Somerville (Aina e Epica), além do guitarrista e produtor Sascha Paeth e o inacreditável tecladista Miro Rodenberg e muitos outros.
Em tempo, há gravações no Wacken Open Air na Alemanha e no Masters of Rock, o qual acontece anualmente na República Tcheca.

Integrantes
Tobias Sammet - Vocais (todas as faixas), baixo.
Sascha Paeth - Guitarras, produção.
Eric Singer - bateria.
Miro - Teclados, orquestração.

Instrumentistas convidados
Guitarra
Bruce Kulick (nas faixas 1, 5, 11)
Oliver Hartmann (nas faixas 1, 2, 3)
Henjo Richter (nas faixas 10)

Bateria
Felix Bohnke (nas faixas 4, 6, 8)
Alex Holzwarth (nas faixas 1, 2, 3, 11)

Teclados
Jens Johansson (na faixa 2)

Órgão
Simon Oberender (na faixa 9)

Vocalistas convidados
Jørn Lande (nas faixas 1, 2, 5, 6, 9, 10)
Michael Kiske (na faixa 1)
Russell Allen (nas faixas 1, 11)
Bob Catley (na faixa 11)
Cloudy Yang (na faixa 8)
Jon Oliva (na faixa 4)

Músicas
Side 1
01. "Stargazers" - 9:33
02. "Angel of Babylon" - 5:29

Side2
01. "Your Love is Evil" - 3:53
02. "Death is Just a Feeling" - 5:21
03. "Rat Race" - 4:07

Side 3
01. "Down in the Dark"  - 4:23
02. "Blowing Out the Flame" - 4:51
03. "Symphony of Life" - 4:30

Side 4
01. "Alone I Remember" - 4:48
02. "Promised Land" - 4:47
03. "Journey to Arcadia" - 7:12

Fotos do Vinil
Capa (frente) e vinis 180gram (Side 1 e 3) - Foto: Diego Kloss
Detalhe do vinil (Side1) - Foto: Diego Kloss
Detalhe do vinil (Side3) - Foto: Diego Kloss
Capa (verso) e vinis 180gram (Side 2 e 4) - Foto: Diego Kloss
Detalhe do vinil (Side4) - Foto: Diego Kloss
Capa aberta (frente) - Foto: Diego Kloss
Capa aberta (dentro) - Foto: Diego Kloss

Comentários