Coleção 11 | Greatest Hits(1988) e Viva Santana! (1974) - Santana

Ano: 1974 e 1988
Gravadora: Columbia Records
Gênero: Rock Latino, Hard Rock, Blues Rock, Rock Pscicodélico e Jazz Fusion
Obs: os álbuns não estão à venda.

Todo percurcionista que se preze tem que conhecer a Santana Blues Band e com certeza deve ouvir Carlos Alberto Santana Barragán, ou simplesmente Carlos Santana, um deus da guitarra.
No post da seção Coleção vou falar de trajetória de Carlos e da banda e vou citar duas coletâneas magníficas: o "Greatest Hits" (1974) e o "Viva Santana!" (1988).
Conheci melhor os álbuns do Santana há pouco tempo, devido ao meu interesse não por guitarra (que gosto muito, mas não tenho habilidade para tocar), mas sim por instrumentos de percussão. A mais ou menos um ano atrás ganhei um Cajón e há dois anos pratico algumas técnicas de bongô. Em outra oportunidade irei falarei um pouco sobre os instrumentos e mostrarei videos de eu tocando um pouco dos instrumentos.
Mas agora vamos ao que interessa nesse momento.
Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana ou Carlos Santana (Autlán de Navarro, 20 de julho de 1947), é um conhecido guitarrista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, conhecida posteriormente apenas como Santana, mais precisamente por sua atuação no Festival de Woodstock em 1969.
O Santana é uma banda americana, formada por número variável de músicos que acompanham o guitarrista e compositor mexicano Carlos Santana formada no ano de 1966, em San Francisco. A primeira formação consistia no próprio Santana na guitarra solo, Tom Fraser na guitarra base, Mike Carabello na percussão, Rod Harper na bateria e percussão, Gus Rodriguez no baixo e Gregg Rolie nos vocais e teclados. Nos anos seguintes os membros do grupo foram trocados com frequência, por diversos motivos, e de 1971 a 1972 chegou a ocorrer um breve rompimento entre o grupo e Carlos Santana.
Agora tratando especificamente de Carlos Santana: o pai era um violinista mariachi e o jovem Carlos inicialmente aprendeu o violino, porém mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade. Depois que a família mudou-se para Tijuana, Santana começou a tocar em casas noturnas e bares. Ficou em Tijuana quando sua família decidiu mudar para São Francisco, nos Estados Unidos, porém logo se juntou a eles. Em 1966, ajudou a formar a Santana Blues Band. A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A primeira gravação de Santana foi The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper, com Al Kooper e Mike Bloomfield.
Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum auto-intitulado 'Santana'. Na turnê que fizeram para divulgar o álbum que incluía os sucessos "Jingo" e "Evil Ways", a banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a popularidade em escala mundial.


Ó álbum 'Santana' se tornou um grande sucesso tal como o álbum Abraxas de 1970, destacando a músicas como "Oye Como Va", e depois o Santana III, de 1971. Em seguida, a formação original do Santana se desfez. Gregg Rolie se tornou um dos fundadores da banda Journey.


Carlos Santana manteve o nome e utilizou diversos músicos diferentes para continuar a turnê pelo país, lançando vários álbuns. Durante este período, Carlos adotou o nome "Devadip", dado a ele pelo líder espiritual Sri Chinmoy. Vários álbuns foram lançados nas décadas de 1970 e 1980, incluindo colaborações com Willie Nelson, Herbie Hancock, Jones, Wayne Shorter, Ron Carter e The Fabulous Thunderbirds.
O Santana raramente canta suas canções, apesar de ser o líder da banda; os sucessos mais recentes frequentemente são cantados por um convidado e não por um membro da banda.
Porém, o som da guitarra de Carlos Santana é uma assinatura musical conhecida mundialmente, principalmente por sua devoção, dedicação e paixão por suas lendárias guitarras.
Em 1972, Santana se tornou uma fase puramente experimental com o álbum "Caravanserai". Além disso, além de trabalhar com sua banda com os álbuns "Amigos" (1975), "Festival" (1976), "Moonflower" (1977) e "Sebop!" (1981), começou a tocar com o guitarrista John McLaughlin, o percussionista Airto Moreira, Stanley Clarke baixista, o tecladista Herbie Hancock e o baterista Billy Cobham em um projeto de "Jazz". Em 1988, Carlos supervisionou a produção pessoalmente de "Viva Santana", uma compilação de hits que resumem sua carreira, que possui, entre os sucessos, Guajira, Black Magic Woman e Europa (meu solo favorito).




Em 1991, Santana apareceu como convidado no álbum "Solo Para Ti", de Ottmar Liebert, nas músicas "Reaching Out 2 U" e numa versão de sua música "Samba Pa Ti".
Dois anos depois, terminou seu relacionamento de 22 anos com a Columbia Records e passou para a Polygram, com quem gravou "Miracle" (1992) e "Sacred Fire-Live in South America" ​​(1993). Mais uma vez, ele trocou de gravadora, agora era a Arista (antiga Columbia Records) e atuou em uma das reviravoltas mais impressionantes com o magnífico álbum "Supernatural", que vendeu 21 milhões de cópias e colocou no número 1 para "Smooth" e "Maria, Maria". O álbum varreu o 42 ª Grammy Awards, quando ganhou a Canção do Ano (Smooth), Álbum do Ano, Melhor Colaboração Pop Song, Melhor Pop Instrumental (El Farol), Melhor Instrumental ("The Calling" com Eric Clapton), Melhor Performance de Rock (Maria, Maria). Além é claro da parceira épica com o Maná em "Corazón Espinado". "Você pode sentir a mão de Deus nisso", diz ele. "Normalmente quando você faz um álbum com tantas pessoas talentosas não há laços ou coesões. Mas em Supernatural, todos os participantes dos músicos para os engenheiros entenderam as intenções, motivações e intenções de fazer este álbum. Todos nós no alvo."




Em 2002  lançou "Shaman" e em 2005 "All That I Am", dois álbuns com colaboração de outros cantores e músicos. Destaco a música gravada com Steven Tyler (Aerosmith) "Just Feel Better".


Na versão 2010 do Guitar Heaven "Os maiores clássicos da guitarra de todos os tempos", Santana juntou-se aos Rolling Stones como um dos dois únicos na história da Billboard a marcar pelo menos um álbum Top 10 em cada década a partir dos anos 1960.
O mais recente álbum de Santana "Shape Shifter" (2012), é o primeiro por sua nova gravadora a Records Starfaith. O conjunto de 13 músicas é um tour de força instrumental muito esperado pelos fãs, pois apresenta apenas uma canção com letra interpretada pelos vocalistas Andy Vargas e Tony Lindsay. O álbum também apresenta Chester Thompson nos teclados, Dennis Chambers na bateria, Benny Rietveld no baixo, Salvador Santana nos teclados, Raul Rekow nas congas e Karl Perazzo na percussão. Carlos dedicou o álbum de índios americanos reconhecendo pedido de desculpas para os aborígenes da Austrália em 2008 e com assinatura do presidente Barack Obama. Ele diz: "Eu encorajo todos e quaisquer países (que não tenham ainda feito) para reconhecer as primeiras pessoas da sua terra, e fazer deste um esforço coletivo global." Compreendendo composições em sua maioria originais que Carlos foi pondo de lado para um tal projeto, a seqüência do álbum é bem provável.


Carlos tem o poder de sustentar a sua guitarra e com o espírito por trás de cada nota e faz músicas que desafiam todas as barreiras culturais e linguísticas.
Além da música, o Santana também investiu em estilo de vida e entretenimento fundando a River Of Colors (ROC). Fundada em 1997, a ROC é dedicada a trazer produtos para o mercado que incorporam a paixão e integridade de Carlos Santana e que são fiéis ao seu estilo e gosto distinto. O trabalho da ROC engloba produtos, incluindo sapatos, bolsas, chapéus e vinho espumante, bem como instrumentos musicais com assinatura de guitarras elétricas e instrumentos de percussão. Os produtos são distribuídos em melhores lojas de varejo mundial.
Além disso, Carlos Santana também possui uma devoção ao longo da vida ao ativismo social e causas humanitárias. A Fundação Milagro, originalmente criado por Carlos Santana e sua família em 1998, já concedeu mais de cinco milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos e programas de apoio a crianças carentes e jovens nas áreas de artes, educação e saúde.


Sendo assim, Carlos Santana é um músico completo e juntando-se com outros deuses do rock nos seus inúmeros álbuns se torna incomparável e magnífico.
Não é a toa que ele  foi citado pela Rolling Stone na lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" com a seguinte descrição: "Tom cristalino do Santana torna-o um instrumentista raro que pode ser identificado em apenas uma nota."
Além disso, há mais de quarenta anos e quase tantos álbuns depois, Santana já vendeu mais de 100 milhões de discos e alcançou mais de 100 milhões de fãs em shows em todo o mundo. Até à data, Santana ganhou 10 Grammy Awards, incluindo um recorde por um único projeto múscal épico, o "Supernatural" de 1999. Em 1998, o grupo foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. O site descreveu Santana como "Um virtuoso deus do Rock, uma luz guia".  Entre muitas outras honrarias, Carlos Santana recebeu em 2009 o prêmio Billboard Latin Music Awards’ 2009 Lifetime Achievement e foi agraciado pelo prêmio Century da Billboard, em 1996.
Carlos, sem sombra de dúvida, é um visionário que transcende gêneros musicais e fronteiras culturais e geográficas. Muito antes da categoria hoje conhecida como "world music", com som sempre em evolução, esteve sempre à frente de seu tempo e ainda registra em perfeita sincronia com o panorama musical do século 21.

Integrantes e ex-integrantes

Vocal e guitarra principal
Carlos Santana

Vocais
Gregg Rolie: 1967-71
Leon Thomas: 1973
Wendy Haas: 1973
Leon Patillo: 1973-1975
Evan Thur: 1974-75
Greg Walker: 1975-76, 1976–79, 1983–85
Luther Rabb: 1976
Joel Badie: 1976
Alex Ligertwood: 1979-83, 1984–85, 1987, 1989–91, 1992–94
Mike Carter: 1986, 1987
Buddy Miles: 1987
Tony Lindsay: 1991, 1995 – presente
Vorriece Cooper: 1993
Curtis Salgado: 1995
Ifrab Musflyleng: 1995
Victor Lasic: 2010–present

Teclados
Gregg Rolie: 1967-71
Tom Coster: 1972-78, 83, 86
Richard Kermode: 1972-73
Wendy Haas: 1972
Leon Patillo: 1973-1979
Chris Rhyne: 1978-79
Alan Pasqua: 1979-80
Richard Baker: 1980-84
Chester D. Thompson: 1985-2009
David Sancious: 1984
Sterling Crew: 1986
Lawrence Rogers: 1994-1998
Freddie Ravel: 2010

Guitarra
Tom Fraser: 1967-68
Neal Schon: 1969-72
Doug Rodrigues: 1972-1973
Chris Solberg: 1978-80
Jorge Santana: 1993 - 1996
Alec Evans: 1997 - 1999
Tommy Anthony: 2005 – presente

Baixo
Gus Rodriguez: 1967
David Brown: 1967-71, 1974–76
Tom Rutley: 1971-72
Doug Rauch: 1972-73
Byron Miller: 1976
Pablo Telez: 1976-77
Paul Jackson: 1976-77
David Margen: 1977-82
Keith Jones: 1983-84, 1989
Alphonso Johnson: 1985-89, 1992
Benny Rietveld: 1990-92, 1997, presente
Myron Dove: 1992-1996
Chris DiNoia: 1997-1999
Chris Schwegler: 2006

Bateria
Danny Aptos: 1967
Rod Harper: 1967-68
Bob Livingston: 1968-69
Michael Shrieve: 1969-74, 1988
Buddy Miles: 1972
Leon "Ndugu" Chancler: 1974-76, 1988
Gaylord Birch: 1976, 1991
Graham Lear: 1976-87
Chester C. Thompson: 1984
Oscar Cozens: 1985-87
Walfredo Reyes: 1989-91, 1992–93
Billy Johnson: 1991, 1994–96, 2000–2001
Rodney Holmes: 1993-94, 1997–2000
Tommie Bradford: 1994
Horacio "El Negro" Hernandez: 1997
Ricky Wellman: 1997
Dennis Chambers: 2004–present

Percussão
Mike Carabello (Congas): 1966-67, 1969–71
Marcus Malone (Congas): 1967-69
José "Chepito" Areas (Timbal): 1969-80
Rico Reyes (Timbal): 1971, 1972
Victor Pantoja (Timbal): 1971
Coke Escovedo (Timbal): 1971-72
Pete Escovedo ( Timbal ): 1971, 1977–79
James "Mingo" Lewis (Congas): 1972
Armando Peraza (Congas, Bongos): 1972-75, 1977–90
Raul Rekow (Congas, Percurssão): 1976 – presente
Francisco Aguabella (Congas): 1969-71
Orestes Vilató (Timbal): 1980-87
Karl Perazzo (Timbal): 1991 – presente

Outros instrumentos
Jules Broussard: saxofone 1974-75
Alex Jackaman: trompete 1993
Oran Coltrane:  saxofone   1992
Russell Tubbs: flauta 1978

Músicas
Santana Greatest Hits (1974)
Lado A
Evil Ways
Batuka
No One To Depend One
Stormy
Black Magic Woman/Gypsy Queen

Lado B
Oye Como Va
Guajira
Everybody's Everything
Let The Children Play
Incident At Neshabur

Vivca Santana! (1988)
Lado 1
Everybody's Everything
Guajira
She's Not There
Bambele
Evil Ways
Samba Pa Ti

Lado 2
Black Magic Woman
Gypsy Queen
Oye Como Va
Soul Sacrifice
Europa (Earth's Cry: Heaven´s Smile)

Fotos dos vinis


Greatest Hits: Capa (frente) e vinil 120gram (Lado A) - Foto: Diego Kloss
Greatest Hits: Capa (verso) e vinil 120gram (Lado B) - Foto: Diego Kloss
Greatest Hits: Capa (frente) - Foto: Diego Kloss

Viva Santana!: Capa (frente) e vinil 120gram (Lado 1) - Foto: Diego Kloss
Viva Santana!: Capa (verso) e vinil 120gram (Lado 2) - Foto: Diego Kloss 
Viva Santana!: Capa aberta (frente) - Foto: Diego Kloss
Viva Santana!: Capa aberta (dentro) - Foto: Diego Kloss
Informações baseadas do site oficial: www.santana.com

Comentários