Coleção 13 | Chronicle Vol.1 (1977) - Creedence Clearwater Revival


Ano: 1977
Gravadora: Fantasy Records
Gênero: Country rock, Blues Rock, Roots Rock,  Swamp Rock e Southern Rock
Obs: o álbum não está à venda.

Assistindo filmes ou se empenhando em campanhas de jogos com temática da guerra do Vietnã, você certamente já ouviu "Fortune Son" e "Up Around the Bend". Se você nunca quis saber de quem são essas músicas, agora no post coleção você vai conhecer a banda de country rock californiana Creedence Clearwater Revival.
 O Creedence Clearwater Revival foi uma banda formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.
Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, "Credence Nubal", com "Clearwater", uma cerveja da época e Revival, simbolizando a união entre os membros, que já tocavam juntos desde 1959. Ao nome de Credence, adicionaram um "e" para lembrar creed (crença, credo). Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia.
Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito na carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.
Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da formação original.
Antes de Creedence: 1959-1967
John Fogerty, Doug Clifford e Stu Cook (nascidos em 1945) reuniram-se em Portola Junior High School em El Cerrito, Califórnia, começaram a tocar instrumentos juntos com o nome de "The Blue Velvets". O trio também apoiou o irmão mais velho do cantor John Fogerty, Tom Fogerty, por três anos em shows ao vivo e no estúdio de gravação. Em 1964, a banda assinou contrato com a Fantasy Records, um selo de jazz independente, sediada em San Francisco na época. A Fantasy lançou "Cast Your Fate to the Wind", um hit nacional para o pianista de jazz Vince Guaraldi. O sucesso do disco foi o tema para especial na National Educational Television TV , que mostrou ainda mais a genialidade do compositor John Fogerty.
Para o primeiro lançamento da banda, no entanto, o co-proprietário da gravadora Max Weiss, renomeou o grupo de Golliwogs (baseado no caráter literário das crianças, Golliwogg), aparentemente para ganhar dinheiro com uma onda de populares bandas britânicas com nomes semelhantes.
Durante este período, os papéis da banda sofreram algumas alterações. Stu Cook tinha ido do piano para baixo e Tom Fogerty se tornou o guitarrista da banda. John Fogerty também começou a escrever material para banda e notavelmente, o jovem guitarrista tinha assumido o vocal principal. Como Tom Fogerty diria mais tarde, "Eu poderia cantar, mas John tinha um som!"



O sucesso inicial: 1967-1968
O grupo sofreu um revés em 1966, quando John Fogerty e Doug Clifford forma chamandos para o serviço militar. Fogerty conseguiu se alistar na Reserva do Exército, em vez de o Exército regular, enquanto Clifford foi convocado na Reserva da Guarda Costeira dos EUA.
Em 1967, Saul Zaentz comprou a Fantasy Records de Weiss e ofereceu à banda uma chance de gravar um álbum completo, com a condição de que o grupo muda-se de nome. O quarteto concordou prontamente. Zaentz e a banda concordaram em ouvir 10 sugestões de cada um, mas ele concordou com entusiasmo a sua primeira: Creedence Clearwater Revival. A banda juntou três elementos: primeiro, amigo de Tom Fogerty Credence Newball, (cujo primeiro nome Credence eles acrescentaram um 'e' extra, tornando-se assemelhar a uma fé ou credo), em segundo lugar, "clearwater" de um comercial de TV para a Cerveja Olympia e, finalmente, "revival", que reforçou o compromisso dos quatro membros. Entre os nomes rejeitados estão: 'Rabbit Muddy', 'Gossamer Wump', e 'Creedence Nuball e o Ruby.
Em 1968, Fogerty e Clifford foram dispensados do serviço militar. Todos os quatro membros posteriormente abandonaram seus empregos e começaram uma agenda pesada para ensaiar e tocar em clubes da região em tempo integral. As estações de rádio em todo os Estados Unidos tomaram nota quando uma música do LP, "Suzie Q", recebeu um aceitação considerável na área da Baía de San Francisco, bem como sobre WLS de Chicago. "Suzie Q" foi o segundo single da banda e seu primeiro a quebrar o Top 40. Alcançando nº 11 nacional, seria a única música não escrita por John Forgety a chegar ao Top 40. Dois outros singles  foram lançados: um cover de Jay Hawkins a "I Put a Spell On You" (que chegou ao n º 58) e "Porterville" (lançado pela gravadora Scorpions com a escrita creditado ao "T . Spicebush Swallowtail ").


O ápice do sucesso: 1969-1970
Com uma série de shows em todo os Estados Unidos, o Creedence Clearwater Revival foi também trabalhando duro em seu segundo álbum "Bayou Country" pela RCA Studios, em Los Angeles. Lançado em janeiro de 1969, foi o primeiro de uma série de álbuns de sucesso e singles que continuaram ininterruptamente durante os próximos três anos.O álbum mostrou uma evolução distinta de abordagem, muito mais simples e direta do que o primeiro lançamento da banda. O single "Pride Mary", junto com "Born on the Bayou", foi a número 2 na parada da Billboard nacional, sendo a canção mais tocada do grupo, com cerca de 100 covers de outros artistas, incluindo uma versão, em 1971, por Ike e Tina Turner. John Fogerty cita essa música como "o resultado de espíritos elevados em ganhar sua dispensa do Serviço Militar". O álbum também contou com um remake do Rock & Roll clássico "Good Golly Miss Molly" e da canção "Keep On Chooglin '", que apresenta apenas um acorde (E7).



Apenas algumas semanas depois em março de 1969, "Bad Moon Rising", apoiado com "Lodi", foi lançada e chegou em 2 º lugar nas paradas.
O terceiro álbum da banda, Green River, lançado em agosto do mesmo ano foi ouro junto com o single "Green River", que também chegou ao número 2 nas paradas da Billboard. A música do lado B de "Green River", "Commotion" alcançou a posição nº 30. A ênfase da banda em remakes de seus artistas antigos favoritos continuou com "Night Time Is the Right Time".




O Creedence continuou a turnê, incluindo performances no Festival Pop de Atlanta e Woodstock. Seu show não foi incluído no filme Woodstock ou na trilha sonora original, porque John Fogerty sentiu a performance da banda não foi das melhores (Algumas faixas foram finalmente incluídos no box comemorativo do evento de 1994). A banda se queixou que tiveram que subir ao palco às três da manhã, porque a Grateful Dead estava congestionada e quando começaram a tocar muitos na platéia tinha ido dormir. Abaixo video de "Born on the Bayou".


Depois de Woodstock, o Creedence estava ocupado em aperfeiçoar material para um quarto álbum, "Willy and the Poor Boys", lançado em novembro de 1969. "Down on the Corner" e "Fortunate Son", foram por um bom tempo as mais tocada nas rádios, subindo para nº 3 e nº14, respectivamente, no final do ano.
O ano de 1969 foi um ano notável para a banda: os três Top Dez álbuns, quatro singles de sucesso. Em 16 de novembro de 1969, eles realizaram "Fortunate Son" e "Down on the Corner" no The Ed Sullivan Show.
Só depois do ano novo de 1970, Creedence Clearwater Revival lançou outros dois hits de sucesso,  "Cotton Fields" (de John Forgety) and "Midnight Special" (cover do Lead Belly). "Cotton Fields", no entanto, é muito semelhante a "Good Golly, Miss Molly", e o Credeence teve que responder uma ação judicial pela gravadora da música. No final tudo acabou resolvido fora do tribunal, sem grandes prejuízos. A banda também gravou em 31 de janeiro de 1970, o show ao vivo no Coliseu Oakland Arena, em Oakland, Califórnia, que viria a ser comercializado como um álbum ao vivo e especial de televisão. Em fevereiro, o quarteto Creedence foi destaque na capa da Rolling Stone, embora apenas John Fogerty foi entrevistado.



Em Abril de 1970, Creedence foi marcada para começar sua primeira turnê européia. Para apoiar os próximos shows, Fogerty escreveu "Up Around the Bend" e "Run Through the Jungle". O single, escrito, gravado e enviado em apenas alguns dias, foi nº4 nas paradas, desfrutando de uma resposta entusiástica dos europeus e sucesso comercial elevado nos EUA e no resto do mundo.
A banda voltou ao estúdio Wally Heider's San Francisco em junho para gravar o que muitos consideram seu melhor álbum, Cosmo's Factory. O título foi uma piada interna sobre as respectivas instalações de ensaio da banda e a ética de trabalho da fábrica ao longo dos anos (apelido do antigo baterista Doug Clifford é "Cosmo", devido ao seu grande interesse na natureza e todas as coisas cósmicas). O álbum continha os anteriores Top 10 hits: "Cotton Fields" e "Up Around the Bend", além de faixas populares, como " Tamble Ramble ".


Cosmo foi lançado em julho de 1970, junto com a banda o quinto e último hit nacional: "Lookin 'Out My Back Door" / "Long As I Can See the Light". Apesar do sucesso das canções, o Creedence Clearwater Revival nunca teve o nº 1 da Billboard Hot 100 Hit. Apenas "Proud Mary" e "Bad Moon Rising" chegaram ao nº 1 na Record World, uma revista igual a Billboard, um prestígio no final dos anos sessenta.
O álbum incluía outros hits menores como "I Heard It Through The Grapevine" (que se tornaria um hit menor quando uma versão editada foi lançada como single nos anos 70, poucos anos após separação do grupo) e uma quase homenagem  para Roy Orbison em "Dooby Ooby". Além disso, John Fogerty claramente entregou-se, vocalmente falando, na "Long As I Can See the Light" . O álbum, com 11 canções no total, foi o melhor vendedor do Creedence e foi direto para o nº 1 na Billboard e nº 11 na Billboard Soul.



Declínio e ruptura: 1970-1972
As gravações do penúltimo álbum despertaram tensões e divergências entre os membros do quarteto, além das turnês incessantes e horários de gravação e ensaios pesados, John Fogerty tinha tomado o controle do grupo em matéria de negócios e produção artística. Essa situação começou a irritar Tom Fogerty, Cook e Clifford, que queriam estar mais presentes nos negócios da banda. Outros problemas, incluído decisão Fogerty em um show Nebraska em 1970, de que a banda não iria mais dar encores em seus shows ao vivo, foram minando a separação da banda.
Apesar dessa situação, o penúltimo álbum Pendulum, lançado em dezembro de 1970, foi outro álbum bom de vendas, gerando um hit Top 10 com "Have You Ever Seen the Rain?". O álbum marcou a mudança para outra abordagem da banda: redução de produção musical exagerada, como nos álbuns anteriores. Outra single "Hey Tonight", também foi um sucesso.



Mesmo com essa situação complicada, o Credeence continuou inovando musicalmente, mas o sucesso não poderia resolver as diferenças entre John e Tom Fogerty. Durante a gravação do Pendulum, Tom Fogerty, que já havia deixado a banda várias vezes por desgosto, deixou o Creedence Clearwater Revival permanentemente. Sua partida foi um "tornado público" em Fevereiro de 1971. Os membros da banda pretendiam substituir Tom, mas nunca o fizeram isso. Tom Fogerty declarou em uma transmissão de TV australiana que nenhum novo membro poderia suportar estar em Creedence.
Na primavera de 1971, John Fogerty informou que a banda iria continuar, porém adotando uma abordagem mais "democrática": cada membro iria escrever e cantar seu próprio material. Fogerty também contribuiria na guitarra rítmica só para canções de seus companheiros de banda. Cook e Clifford, que queriam mais do que uma voz na música da banda e nas decisões de negócios, resistiram a este acordo. Fogerty insistiu para que eles aceitassem o novo acordo ou ele iria sair da banda.
Apesar da discórdia, o trio colocou a sua ética de trabalho em teste para um novo trabalho em estúdio, liberando o Top 10 single "Sweet Hitch-Hiker" em julho de 1971, escrito por Stu Cook. A banda excursionou os EUA e a Europa. Apesar de seu sucesso contínuo comercial, as relações entre os três haviam se tornado cada vez mais tensas.
O último álbum da banda, Mardi Gras, foi lançado em abril de 1972, com canções escritas por Fogerty, Cook e Clifford e um cover de "Hello Mary Lou" (uma canção que Gene Pitney escreveu originalmente para Ricky Nelson.) recebeu muitas críticas, sendo considerado pelo revisor da Rolling Stone, Jon Landau, como "pior álbum que eu já ouvi de uma grande banda de Rock".
As vendas de Mardi Gras foram mais fracas do que as dos álbuns anteriores. Esse álbum teve as piores apresentações do Creedence desde 1968. A única diferença do álbum era apresentar canções escritas por todos os três membros da banda, com o escritor também cantando sua canção.
Por este ponto, mesmo com os problemas com os companheiros e relação conturbadada do grupo com a Fantasy Records (o proprietário, Saul Zaentz, tinha descumprido sua promessa de dar à banda um contrato melhor), Forgety ainda não saiu da banda.
Apesar da recepção relativamente pobre do último álbum e das relações deterioradas entre os restantes membros da banda, o Creedence imediatamente embarcou em um período de dois meses de turnê Estados Unidos. No entanto, em 16 de outubro de 1972, menos de seis meses após o término da turnê, a Fantasy Records e a banda anunciaram oficialmente a dissolução do Creedence Clearwater Revival.
Creedence Clearwater Revival nunca mais foi reunida formalmente após o break-up, embora, em 1995, Cook e Clifford finalmente fundaram a banda Creedence Clearwater Revisited.
Quanto aos pensamentos de John Fogerty sobre a banda e sua eventual dissolução, ele disse a uma revista sueca, em 1997: "Eu estava sozinho quando fiz isso, estava sozinho quando fiz as músicas, os arranjos, quando eu adicionei fundo, vocais, guitarras e algumas outras coisas. Eu estava sozinho quando produzi e mixei os álbuns. Os outros caras apareceram apenas para os ensaios e os dias que fizemos as gravações reais. Creedence para mim foi como estar em uma bomba-relógio. Tivemos sucessos decentes com a nossa capa de "Suzie Q" e com o primeiro álbum. Quando fomos para o estúdio para gravar "Proud Mary",  foi a primeira vez que estivemos em um verdadeiro estúdio de Hollywood, RCA Los Angeles estúdio, e os problemas começaram de imediato. Os outros caras da banda insistiram em escrever canções para o novo álbum, eles tinham opiniões diferentes e queriam cantar. Eles foram tão longe como a adição de vocais de fundo para "Proud Mary", e isso ficou horrível. Eles usaram tamborins... "Foi quando eu entendi que eu tinha uma escolha a fazer. Naquele momento éramos apenas um hit, " Suzie Q "realmente não tinha sido "o grande sucesso".
Eu disse: ou esse novo álbum seria uma sucesso, algo realmente grande, ou que poderia muito bem começar a trabalhar na lavagem de carro, de novo. Havia uma fila grande. Fomos a um restaurante italiano e eu me lembro claramente, que disse aos outros que não queria voltar para a lavagem de carro. Nós tínhamos que gravar o melhor álbum possível, e não importava quem fez o quê, desde que o resultado fosse o melhor. E é claro que eu era o único que devia ter feito ele. Eu não acho que os outros realmente entenderam o que eu quis dizer, mas pelo menos poderia gerir a situação do jeito que eu queria... E eu era o único que havia criado tudo isso. Apesar disso, eu não acho que eles entenderam o que eu estava falando .... Eles eram obcecados com a ideia de mais controle e mais influência. Então, finalmente a bomba explodiu e nós nunca trabalhamos juntos novamente ".

Após Creedence

John Fogerty

John Fogerty continuou com a carreira solo de sucesso por décadas após a dissolução da CCR.
Em 1973, Fogerty iniciou sua carreira solo com The Blue Ridge Rangers, sua coleção de músicas country e gospel.
Sobre seu contrato com o a gravadora do Creedence, no entanto, Fogerty se recusou a trabalhar e foi processado. O impasse só foi resolvido quando Asylum Records comprou o contrato de Fogerty, por US$ 1.000.000.
Em turnê, em 1986, Fogerty sofreu queixas sobre sua firme recusa a tocar músicas Creedence, além de recorrentes problemas vocais. Fogerty falou que não podia mais tocar músicas do Creedence porque ele teria que pagar royalties para titular os direitos autorais de Saul Zaentz e também porque era "muito doloroso" relembrar as música do passado.
Com o álbum Centerfield, Fogerty também se viu envolvido em novas ações de Zaentz, por causa da canção "The Old Man Down the Road". De acordo com Zaentz, a música era um plágio de "Run Through the Jungle". A Fantasy Records tinha direitos sobre todas as músicas do Creedence e processou Fogerty por plagiar a si mesmo. Enquanto o júri decidiu em favor de Fogerty, ele resolveu um processar a agravadora por difamação sobre as músicas "Mr. Greed" e "Zanz Kant Danz". Fogerty foi forçado a editar a gravação do álbum e alterar o nome da musica.
Em 19 de fevereiro de 1987, no Clube Palomino, em Los Angeles, Fogerty quebrou sua auto-imposta  proibição de tocar os sucessos do Creedence Clearwater Revival, com a insistência de Bob Dylan e George Harrison, que se juntaram com ele no palco dizendo "se você não tocar, o mundo inteiro vai pensar "Proud Mary" é a música de Tina Turner". Em um quarto de julho, em homenagem aos veteranos do Vietnã, em 1987, Fogerty finalmente tocou e cantou uma lista de sucessos Creedence, iníciando com "Born on the Bayou" e terminando com "Proud Mary", para um público em êxtase.
Ele parou de trabalhar com música no final de 1980, mas voltou em 1997 com o "Moon Swamp" vencedora do Grammy. John Fogerty ainda viaja com freqüência e toca músicas Creedence Clearwater Revival junto como material de seus álbuns mais recentes.

Tom Fogerty
Tom Fogerty lançou vários álbuns solo, mas nenhum atingiu o sucesso do Creedence Clearwater Revival.
Algumas das canções soam muito no estilo Creedence. Em setembro de 1990, Tom Fogerty morreu após se submeter a uma cirurgia nas costas, devido a uma complicação da AIDS, que contraiu através de uma transfusão de sangue contaminado.

Stu Cook e Doug Clifford
Depois de um período relativamente longo de inatividade musical, os dois formaram o Creedence Clearwater Revisited em 1995, com vários músicos conhecidos. Revisited percorreu o mundo tocando os clássicos da banda original.
Em 2006 fizeram uma turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão. Passaram também por Porto Alegre alguns anos antes.
Em 2011, houve outra turnê pelo Brasil, que lotou a casa e reuniu muitos motociclistas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.



Fantasy Records
Depois de Creedence, Fantasy Records lançou várias coletâneas com os maiores sucessos e do Creedence, como em 1975, o  Pre-Creedence, uma coletânea de gravações iniciais do "The Golliwogs". Em 1976, lançou o "Chronicle (Vol.1)", uma coleção de 20 singles do Creedence. Vários anos depois, a gravadora lançou uma gravação ao vivo intitulada "The Royal Albert Hall Concert". Ao contrário do que diz o título, o desempenho de 1970 foi registrado em Oakland, Califórnia, e não no Royal Albert Hall, em Londres, Inglaterra.
O sucesso do Creedence Clearwater Revival fez a Fantasy e Saul Zaentz juntarem uma grande quantia de dinheiro. Na verdade, a Fantasy construiu uma nova sede, em 1971, na 2600 Tenth Street, em Berkeley, Califórnia. Zaentz também usou sua riqueza para produzir uma série de filmes de sucesso, incluindo vencedores Oscar de melhor filme para "One Flew Over the Cuckoo's Nest, Amadeus" e "O Paciente Inglês". Em 2004, ele vendeu a Fantasy para a Concord Records. Como um gesto de boa vontade, a Concord honrou as promessas contratuais feitas quase quarenta anos antes, e finalmente, pagou aos membros do Creedence uma maior taxa de royalties sobre as vendas.
Uma série de ações começou em 1978 e terminou com um tribunal da Califórnia concedendo 8,6 milhões de dólares para os membros da banda em abril de 1983. Apesar desta vitória legal, muito pouco do dinheiro foi recuperado.
John Fogerty, vendo que Zaentz não estava mais envolvido com a empresa, também assinou um novo contrato com a Concord / Fantasy. Em 2005, a gravadora lançou "The Long Road Home", uma coleção do Creedence e clássicos individuais de Fogerty. Após Revival, Forgety saiu da Fantasy em outubro de 2007, mas antes passou os direitios da músicas do álbum "Blue Ridge Rangers Rides Again" para a Verve Forecast Records.

As tentativas de se reunir
A formação Creedence original, raramente se reuniu após a sua dissolução e nunca profissionalmente. Todos os quatro membros estavam juntos no casamento de Tom Fogerty, em 19 de outubro de 1980. John Fogerty, Cook e Clifford tocaram em  El Cerrito 20 High School Reunion em 1983, mas eles se apresentaram como seu nome original "The Blue Velvets". Nos anos 1980 e 90, novas rodadas de processos entre os membros da banda, bem como a sua antiga administração, aprofundou suas animosidades. O Creedence Clearwater Revival foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1993, mas John Fogerty recusou-se a tocar com seus companheiros de banda sobreviventes, Stu Cook e Doug Clifford. Os dois foram barrados do palco, enquanto Fogerty tocava com uma banda de estrelas que incluiu Bruce Springsteen e Robbie Robertson. Cook e Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited, um grupo reunião parcial com músicos adicionais, dois anos mais tarde.
Em uma entrevista de julho de 2011 com o Calgary Herald, John Fogerty, pela primeira vez em mais de 20 anos, admitiu pelo menos estar disposto a considerar reunir com Cook e Clifford. "Anos atrás, eu olhei para as pessoas e eu estava tão cheio de algum tipo de emoção e eu dizia: 'Absolutamente não!' .... Mas eu tenho que admitir, as pessoas têm me perguntado, mais recentemente, e mesmo que eu não tenho nenhuma ideia de como será essa série de eventos, nem posso garantir que minha voz estará boa. Mas "Nunca diga nunca eu acho que é o que as pessoas dizem". Nesta vida, todos os tipos de coisas estranhas acontecerem "
Quando perguntado sobre uma reunião em outubro 2011, Fogerty disse: "Eu estou dizendo que é possível sim, eu acho que a chamada teria talvez que vir de fora. Alguém teria que me fazer olhar as coisas de uma maneira nova..."
No entanto, Cook e Clifford ambos afirmaram na edição de fevereiro 2012 da revista Uncut que eles não estão interessados ​​em uma reunião CCR. "Este é apenas um exercício de imagem de John. Meu telefone certamente não tocou", disse Cook. Adicionado Clifford: "Poderia ter sido uma boa idéia, há 20 anos, mas é tarde demais".

Considerações finais
O Creedence Clearwater Revival, que se separou em 1972, foi uma banda progressiva e anacrônica, ao mesmo tempo. Um retrocesso sem remorso à era de ouro do Rock and Roll, que rompeu com os seus pares sobre o progressivo psicodélico com uma abordagem intransigente, mantendo sempre fiel a classe trabalhadora. O termo "Roots Rock " foi criado junto com Creedence, inspirando-se em Little Richard, Hank Williams, Elvis Presley, Chuck Berry.
A discografia da banda, como um todo, vale o dispêndio. Entretanto para iniciantes, ou mesmo para se ter uma bela trilha sonora naquela viagem longa, "Chronicles Vol. 1", lançado originalmente como álbum duplo em 1976, é um excelente percurso discográfico que passa pelos sete discos oficiais lançados, dando ao ouvinte uma mapa preciso da mistura de Country, Blues, Rock N´Roll e Soul, chamados também de Swamp Rock.

Membros
John Fogerty – vocal principal, guitarra principal, harmonica, teclado e saxofone.
Tom Fogerty – guitarra rítmica, backing vocal, piano.
Stu Cook – baixo, backing vocal, teclado.
Doug Clifford – bateria, percussão, backing vocal.

Músicas
Lado 1
"Susie Q" – 4:36
"I Put a Spell on You" – 4:30
"Proud Mary" – 3:07
"Bad Moon Rising" – 2:18

Lado 2
"Lodi" – 3:09
"Green River" – 2:32
"Commotion" – 2:41
"Down on the Corner" – 2:43
"Fortunate Son" – 2:18
"Travelin' Band" – 2:07

Lado 3
"Who'll Stop the Rain" – 2:27
"Up Around the Bend" – 2:41
"Run Through the Jungle" – 3:05
"Lookin' out My Back Door" – 2:31
"Long As I Can See the Light" – 3:32

Lado 4
"I Heard It Through the Grapevine" – 3:52 (vinil e cassete; versão CD apresenta a versão integral 11:06)
"Have You Ever Seen the Rain?" – 2:38
"Hey Tonight" – 2:41
"Sweet Hitch-Hiker" – 2:55
"Someday Never Comes" – 3:59

Fotos do vinil
Capa (frente), vinis 120gram (Lado 1 e 2) - Foto: Diego Kloss
Capa (verso), vinis 120gram (Lado 3 e 4) - Foto: Diego Kloss
Capa (frente) - Foto: Diego Kloss

Comentários

  1. Enfim, uma ótima matéria sobre o CCR!!! A melhor e mais completa que já li na internet!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário