Gravadora: Pasha Records
Gênero: Heavy Metal
Obs: o álbum não está à venda.
Conheci o Quiet Riot através do "Guitar Hero Encore: Rocks the 80s", de 2007. De uns tempos para cá, me lembrei da música 'Metal Health' e resolvi procurar a discografia da banda. Depois de conhecer os álbuns, uns bons os outros nem tanto, percebi que dois se destacam na carreira do Quiet Riot, inclusive comprei os dois em vinil.
Neste post irei falar de "Metal Health" e "Condition Critical", os dois melhores álbuns de uma banda que fez sucesso nos anos 80.
A formação original de 1973 era composta pelo vocalista Kevin DuBrow, Randy Rhoads (guitarra), Kelli Garni (baixo) e Drew Forsyth (bateria).
Randy Rhoads e Kelly Garni moravam na Califórnia e durante quatro anos tocaram em algumas bandas pequenas. Já estavam cansados de tocar em festas na região e, em 1975, juntaram-se a dois amigos, Kevin DuBrow (vocal) e Drew Forsyth (bateria), criando, assim, o Quiet Riot, que rapidamente tornou-se um dos grupos mais ativos de rock pesado da região de Los Angeles.
Logo a Sony Record percebeu o talento do grupo e fechou um contrato para lançar dois álbuns, só que no Japão. Foram "Quiet Riot", em 1977, e "Quiet Riot II", em 1978. Estranhamente, os discos nunca foram lançados nos Estados Unidos. O plano era fazer uma turnê japonesa, já que o disco estava bem no país, mas ela foi cancelada. No mesmo ano, o grupo ainda enfrentou duas saídas, a de Kelly Garni e Randy Rhoads, que passou no teste para ser o guitarrista da banda de Ozzy Osbourne.![]() |
Quiet Riot 1983 - Foto: web |
"Condition Critical" saiu em 1984 e trouxe mais uma canção cover do Slade, 'Mama, Weer All Crazee Now'. Na época de seu lançamento obteve enormes criticas negativas da mídia, fazendo portanto menos sucesso do que o álbum anterior da banda Metal Health. Foi três vezes disco de platina, sendo o segundo álbum mais vendido da banda.
O álbum "Quiet Riot III" de 1986 foi um fracasso e a turnê resultou em mais baixa para o Quiet Riot. Kevin DuBrow largou o grupo no Hawaii, onde tinha feito o último show da turnê e pegou um vôo mais cedo. Os conflitos internos ainda resultaram na saída de Chuck.
Foram dois anos para se recuperar de tanta saída e colocar mais um álbum nas lojas, "Quiet Riot IV". A nova formação ficou completa com a entrada de Sean McNabb, no baixo e Paulo Shortino (ex-Rough Cutt), no vocal. A turnê do disco estava pronta e o que parecia ser um promissor recomeço, foi apenas um pequeno suspiro. Os ex-integrantes Carlos e Frankie moveram uma ação que proibiu o grupo de usar o nome de Quiet Riot e eles pararam de tocar.
A reconciliação só aconteceu em 1993, mesmo assim, só com parte da banda. Kevin, Carlos e Frankie lançaram "Terrified", que não chegou a fazer sucesso. Eles tentaram melhorar a imagem com outro lançamento no mesmo ano, "Randy Rhoads Years", que continha gravações do começo do grupo com o guitarrista, o que também não funcionou. Sem desistir, o Quiet Riot colocou no mercado, dois anos depois, "Down to the Bone", que também não emplacou.
Kevin DuBrow, Carlos Cavazo, Rudy Sarzo e Frankie Banali se reuniram novamente em 1997 e saíram em turnê mundial no ano seguinte, na qual foi gravado o disco "Alive & Well", em 1999. Um trabalho inédito só foi lançado em 2001, "Guilty Pleasures". Em 2003, DuBrow deu início ao um novo projeto e a banda encerrou suas atividades mais uma vez.
![]() |
Kevin DuBrow - Foto: web |
O cantor americano Kevin DuBrow, vocalista da banda de heavy metal Quiet Riot, foi encontrado morto, no dia 25 de novembro de 2007, em sua casa em Las Vegas, informou a revista People. O roqueiro tinha 52 anos e era o único integrante que fazia parte da formação original da banda. As causas da morte de Dubrow não foram divulgadas. Em seu site oficial, a banda publicou uma nota lamentando a morte do líder: "Não sei o que dizer. Peço que respeitem nossa privacidade e a memória do nosso querido amigo", escreveu Frankie Banali, o atual baterista do Quiet Riot. A imprensa se manifestou dizendo que DuBrow morreu decorrente a uma overdose de cocaína, apesar de seus companheiros de banda não terem o conhecimento que ele ainda usava a droga. A confirmação do motivo do falecimento só aumenta o triste número de astros da música que perdem a vida devido aos excessos com álcool ou drogas.
![]() |
Discos do Quiet Riot - o mais recente Rehab de 2006 - Foto:web |
O disco mais recente do grupo foi "Rehab", lançado em 2006, que não fez grande sucesso.
A banda também tem belas participações em jogos de video-game. A primeira em 2002 com a música Cum On Feel the Noise, presente no Grand Theft Auto: Vice City. A segunda participação foi em 2006 com a música Metal Health (Bang Your Head ) no jogo Grand Theft Auto: Vice City Stories. E a terceira, também última, foi novamente com a música Metal Health (Bang Your Head), só que desta vez no Guitar Hero Encore Rock's The 80s, em 2007.
Incentivado pela família de Dubrow - especialmente pela mãe do vocalista - Frankie Banali decidiu reativar a banda em 2010. Convocou o vocalista Mark Huff, o baixista Chuck Wright e o guitarrista Alex Grossi e o grupo iniciou uma excursão à Austrália nesse mesmo ano em conjunto com as bandas Warrant e L.A. Guns.
A nova formação do Quiet Riot continua junta até hoje.
![]() |
Quiet Riot - Formação de 2011
|
Integrantes
1984 e 1985
Kevin DuBrow (Vocal) (falecido)
Carlos Cavazo (Guitarra)
Rudy Sarzo (Baixo)
Frankie Banali (Bateria)
2011
Chuck Wright - Bateria
Alex Grossi - Guitarra
Frankie Banali - Baixo
Mark Huff - Vocal
Músicas
Metal Health (1983)
Side 1
1. "Metal Health"
2. "Cum On Feel the Noize"
3. "Don't Wanna Let You Go"
4. "Slick Black Cadillac"
5. "Love's a Bitch"
Side 2
6. "Breathless"
7. "Run for Cover"
8. "Battle Axe"
9. "Let's Get Crazy"
10. "Thunderbird"
Condition Critical (1984)
Side 1
1. "Sign of the Times" (Carlos Cavazo, DuBrow)
2. "Mama Weer All Crazee Now" (Noddy Holder, Jim Lea)
3. "Party All Night"
4. "Stomp Your Hands, Clap Your Feet"
5. "Winners Take All"
Side2
6. "Condition Critical" (DuBrow, Cavazo, Frankie Banali)
7. "Scream and Shout" (DuBrow, Cavazo, Rudy Sarzo)
8. "Red Alert"
9. "Bad Boy"
10. "(We Were) Born to Rock"
Comentários
Postar um comentário