Gravadora: EMI
Gênero: Heavy Metal
Referente ao "Live After Death"
Obs: o álbum não está à venda.
Na semana em que o que mais se comenta é o Rock in Rio 2011, não poderia ser diferente aqui no "De volta para o vinil". Mais não vou falar desse exótico e indescritível festival que está acontecendo nesse ano, mas sim do Rock in Rio de 2001, e especificamente sobre o show e álbum (que pretendo adquirir) do Iron Maiden, relembrando também o show antológico do festival de 1985 e o álbum 'Live After Death' (que já adquiri).Indo direto ao assunto, 'Rock in Rio' é um álbum triplo (o quinto ao vivo) que contém 19 faixas. Foi gravado no festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro, e foi o show que marcou o encerramento da turnê 'Brave New World' e a volta de Bruce Dickinson nos vocais e, trazendo também Adrian Smith.
Tanto o álbum quanto o show são considerados um marco na carreira do Iron Maiden.
Depois da volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith, veio o lançamento do “Brave New World” (muito bem recebido mundialmente) e uma turnê vitoriosa que passou pela Europa, América do Norte, Japão e teve sua parte sul-americana finalizada no Brasil, durante um festival de grande projeção internacional. O show na terceira edição do Rock in Rio foi o maior evento no qual o Iron Maiden esteve como atração principal.
Mesmo com uma certa insatisfação dos fãs em relação ao repertório tocado na “Brave New World Tour” – grande concentração de canções novas e muitos clássicos deixados de lado – este vinil triplo mostra com fidelidade aos shows dessa turnê: o Iron Maiden provando que a volta de seus ex-integrantes não foi uma jogada de marketing para obter lucro, mas sim deu a entender que a banda acreditava no material criado, que ele tinha qualidade, e que dele poderiam surgir novos clássicos, daqueles que passam a fazer parte do set list de qualquer show. É válido ressaltar que, duas das melhores canções da era Blaze passam a ser imortalizadas em versões ao vivo: “The Clansman” e “Sign of The Cross”. Além disso, o álbum registra uma performance perfeita do grupo: Bruce Dickinson, Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Janick Gers e Nicko McBrain que ao empunharem seus instrumentos incendeiam qualquer plateia.
Em entrevistas recentes, Bruce Dickinson chegou a comparar o álbum “Rock in Rio” com o clássico “Live After Death”, este uma referência obrigatória em se tratando de disco ao vivo. Apesar das diferenças, os dois álbuns documentam dois momentos grandiosos da carreira do Iron Maiden. Primeiro, o auge da popularidade durante a turnê do álbum “Powerslave”, e a coroação de um retorno bem sucedido.
Para comemorar a banda lançou um DVD duplo deste concerto também. O DVD mostra toda a potência em palco dos Iron Maiden em Dolby Digital 5.1 e DTS Surround Sound, transportando o espectador para a primeira fila do concerto. Além de entrevistas detalhadas com cada membro da banda e um documentário que mostra um dia na vida dos Iron Maiden fazem deste DVD o melhor registo já feito de uma das melhores bandas de rock do mundo.
É lamentável que eles não estiveram na edição desse ano. Não querendo comentar sobre o assunto, mas já comentando, os únicos que prestaram no evento desse ano foram apenas Metallica, Slipknot, Sepultura, Motorhead, Maná e Guns N´ Roses, ou seja, Rock de verdade.
Enfim, o que nos interessa agora é o show do Iron no Rock in Rio de 1985 e o álbum que foi produzido depoeis: o fantástico "Live After Death".
Estamos diante de um dos melhores álbuns ao vivo de toda a história do heavy metal. Live After Death registrou toda uma fase de ouro que compreendeu músicas desde Iron Maiden até Powerslave, passando por Killers, The Number of the Beast e Piece of Mind (comentarei sobre esses álbuns e outros do Iron Maiden em próximos posts). Qualquer fã deveria se esforçar para ter esse vinil, devido à emoção que é abrir a contracapa e ver aquela enorme foto do show, bem como as músicas extras que acompanham o segundo disco do mesmo, pois a versão é dupla, tendo faixas extras: Wrathchild, Children of the Damned, 22.Acacia Avenue e Phantom of the Opera.
A respeito da ‘Live After Death Tour’ é curioso os números registrados da banda: 7778 quartos de hotel em 322 dias e 24 países diferentes; 6392 cordas de guitarras, 3760 baquetas, 50000 latas de cerveja, 30000 drinks e 2500 sucos de laranja.
A produção do álbum foi excelente, Martin Birch sem dúvidas, foi um dos melhores. É de se admirar uma produção que traga para dentro de um vinil, toda a energia de um show; em Live After Death isso é verdadeiro e provado, pois é como se estivéssemos lá, em pleno show. Instrumentos e voz bem trabalhados em uma álbum que, com toda a certeza, é um cartão de visitas para Martin Birch, que já havia trabalhado com Rainbow, Deep- Purple e Whitesnake. Saiba mais em Iron Maiden no Rock in Rio 1985.
Público do Rock in Rio 1985 |
Futuramete irei falar de 'Flight 666', outro vinil épico que pretendo adquirir.
Rock in Rio - 2002
Side3
1. Sign Of The Cross
3. The Trooper
Fotos dos vinis
Músicas
Live After Death - 1985
Side 1
1. Intro - Churchill's Speech
2. Aces High
3. 2 Minutes to Midnight
4. The Trooper
5. Revelations
6. Flight of Icarus
5. Revelations
6. Flight of Icarus
Side 2
5. Rime of the Ancient Mariner
6. Powerslave
7. The Number of the Beast
Side 3
Side 3
1. Hallowed be Thy Name
2. Iron Maiden
3. Run to the Hills
4. Running Free
Side 4
1. Wrathchild
2. Iron Maiden
3. Run to the Hills
4. Running Free
Side 4
1. Wrathchild
2. 22 Acacia Avenue
3. Children of the Damned
4. Die With Your Boots On
5. The Phantom of the Opera
Rock in Rio - 2002
Side 1
1. Intro
2. The Wicker Man
3. Ghost Of The Navigator
4. Brave New World
Side 2
1. Wrathchild
2. 2 Minutes To Midnight
3. Blood Brothers
Side3
1. Sign Of The Cross
2. The Mercenary
Side4
1. Dream Of Mirrors
2. The Clansman
Side5
1. The Evil That Men Do
2. Fear Of The Dark
3. Iron Maiden
4. The Number Of The Beast
Side6
1. Hallowed Be Thy Name
2. Sanctuary
3. Run To The Hills
Fotos dos vinis
Capa "Live After Death" - Foto: Diego Kloss |
Capa e vinil duplo - Foto: Diego Kloss |
Capa parte interna e vinis - Foto: Diego Kloss
|
Capa e vinil triplo 'Rock in Rio' - Foto: web |
Vinil triplo frente - Foto: web |
Comentários
Postar um comentário