Épico 03 | Their Greatest Hits (1971–1975) - (1876), Greatest Hits Volume 2 (1982) e Hotel California (1976) - Eagles

Ano: 1976 e 1982
Gravadora: Asylum Records
Gênero: Country Rock, Folk Rock e Soft Rock

Para que não digam que só falo sobre Hard Rock, neste post trago uma banda de alto gabarito: o Eagles.
Eagles é uma das mais famosas bandas de Country Rock, tendo seus LP's em primeiro lugar nos Estados Unidos durante quatro anos seguidos, de 1972 a 1976.
Formada em 1971 por Randy Meisner (baixo), Bernie Leadon (guitarra e vocais), Don Henley (bateria) e Glenn Frey (guitarra) lançaram o LP de estréia em 1972, com excelente e imediata aceitação. Depois do terceiro LP, o guitarrista e vocalista Don Felder uniu-se ao grupo. Em 1976, Bernie Leadon deixou a banda, sendo substituído por Joe Walsh. Mas ao contrário do que se poderia esperar, a alteração não prejudicou o sucesso do Eagles. Em 1980 fizeram uma série de shows com ótima aceitação por parte do público e ganharam seis Grammy. A formação atual do grupo inclui também Joe Vitale (teclados) e o baixista e vocalista Timothy B. Schmitt, substituindo Randy Meisner.
Nesse post falarei especificamente de duas coletâneas e um álbum que resumem a qualidade da carreira da banda: a primeira  "Their Greatest Hits (1971–1975)"; a segunda "Eagles Greatest Hits Volume 2"; e o álbum é o famoso "Hotel Califórnia".
A banda The Eagles formada por Glenn Frey (guitarrista), Bernie Leadon (guitarrista, que havia tocado com a banda Flying Burritos Brothers), Randy Meisner (baixista, que havia tocado na banda Pocus e com o artista country Rick Nelson) e Don Henley (baterista) começou como a banda de acompanhamento da artista norte-americana Linda Ronstadt. Após anos como banda de apoio, foram contratados pela gravadora de Linda para lançar um álbum auto-intitulado, que conseguiu uma boa repercussão. O estilo da banda era baseado em baladas Country Rock. O segundo álbum, "Desperado", não teve grande repercussão.
Eagles, 1972 - Foto: web
Com a entrada do guitarrista Don Felder em 1974 e o lançamento do álbum "On The Border" chegaram ao topo das paradas mundiais. Performance que seria repetida por "One Of These Nights", de 1975 e por todos os álbuns que se seguiram. 
Em 1976 lançaram a primeira coletânea "Their Greatest Hits (1971–1975)", reunindo seus maiores sucessos dos três álbuns. Essa coletânea vendeu mais de 29 milhões de cópias só nos EUA (o segundo álbum mais vendido da história nos EUA)  e 41 milhões no mundo.
A banda vinha de uma sequência de álbuns de sucesso, sendo que seus dois lançamentos "One of These Nights" (1975) e a coletânea "Their Greatest Hits (1971-1975)" haviam ocupado o posto mais elevado da Billboard. De seus quatro últimos singles, dois haviam chegado à primeira posição nas paradas norte-americanas "Best of My Love" e "One of These Nights", um havia alcançado a segunda colocação "Lyin' Eyes" e outro ficou com o quarto posto "Take It to the Limit". Além do gigantesco reconhecimento por parte do público, "Lyin' Eyes" havia conquistado o prêmio Grammy como melhor performance pop por uma dupla ou grupo. Por outro lado, o grupo havia acabado de sofrer a primeira baixa em sua formação. Mas até nisso o Eagles não foi azarado, pois no lugar do vocalista e instrumentista Bernie Leadon um dos mais habilidosos guitarristas da época: Joe Walsh (ex-The James Gang).

Eagles, 1975.
Com tudo a seu favor, a banda adentrou o estúdio Criteria, em Miami, com a intenção de consolidar ainda mais seu nome como a atração número um dos Estados Unidos. Oito meses passados, tanto no Criteria quanto no Record Plant, em Los Angeles, até que o grupo tivesse encerrado o processo de produção do álbum que, durante as gravações, encaminhou-se para um rumo conceitual. O Eagles já havia feito um disco semiconceitual em 1973 o excelente "Desperado", que mesmo não seguindo uma narrativa linear, versa sobre histórias ambientadas no oeste norte-americano durante o século XIX, expressando as influências musicais que tinham suas mais profundas raízes fincadas nessa época. 
Ano: 1976
Gravadora: Asylum Records
Gênero: Country Rock, Folk Rock e Soft Rock
Valor: R$ 35,00
Duração:  43:31
Estado da capa Vol1****
Estado do vinil Vol1*****
Estado do encarte Vol1: não possui
Qualidade do som Vol1*****
Avaliação do álbum Vol1*****
Após a saída de Bernie Leadon, substituído por Joe Walsh lançaram ainda em 1976 seu álbum de maior repercussão, "Hotel California", gravado no Criteria Studios, Miami & The Record Plant, Los Angeles.
A banda se tornou rapidamente um dos maiores sucessos comerciais dos Estados Unidos.
Lançado após meses de trabalho e com o perfeccionismo de Don Henley chegando a raias quase intoleráveis pelos outros integrantes, "Hotel California" chegou às lojas no dia 8 de dezembro de 1976. Em apenas cinco dias o álbum chegou a disco de ouro (500 mil cópias comercializadas) e dois dias depois alcançou a platina (1 milhão de cópias). O disco não apenas chegou à primeira posição na Billboard como permaneceu nesse posto por oito semanas, chegando à impressionante marca de 16 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. No futuro o álbum seria sempre um dos protagonistas de todo tipo de lista que se prestou a agregar os melhores e mais importantes discos já lançados na história da música moderna, tanto no rock quanto na música pop em geral.
O sucesso rápido da banda levou a imprensa sensacionalista a procurar ligações entre eles e seitas satânicas em busca de provas de um suposto pacto com o demônio em troca do sucesso. As denúncias de um ex-produtor vingativo de que a banda tinha ligações com a organização conhecida como Igreja de Satã custaram a ser desmentidas e, segundo os boatos, a música "Hotel California" era uma ode à seita cuja sede na Califórnia e havia sido outrora um hotel. Dizem que ao tocar a música ao contrário surgem mensagens satânicas.
Mas em "Hotel California" a banda foi além. Ao invés de escrever letras de temática distante da realidade, resolveram olhar para seus próprios umbigos e retratar a realidade que rodeava aqueles cinco músicos, que saídos de diversas regiões do país, acabaram por se unir em busca de fama e fortuna na "terra prometida", a Califórnia. Talvez com exceção de "Pretty Maids All in a Row" e "Try And Love Again", o Eagles buscou, através de diversas metáforas focadas no universo californiano de excessos que a banda vivenciava, apresentar as benesses e as agruras, a pujança e a decadência dos Estados Unidos. Não à toa as mais mirabolantes teorias surgiram a respeito da temática utilizada nas letras do álbum, especialmente em se tratando da faixa-título. O "Hotel" em questão já foi tido como um hospital psiquiátrico, uma igreja tomada por satanistas e até mesmo a mansão de Aleister Crowley, entre outras coisas. As letras sugerem várias referências e esse é um dos pontos positivos de "Hotel California", colocar os ouvintes para refletir. Claro que,  mais de 30 anos após o lançamento do disco, os membros da banda ainda são inquiridos constantemente a respeito do significado das letras, fato que já os irritou por diversas vezes, dada a grande insistência e a quantidade de questionamentos já respondidos em diversas oportunidades.


Em 1977 Randy Meisner abandonou a banda, sendo substituído por Timothy Schmit. O álbum que se seguiu, "The Long Run", de 1979, e o álbum ao vivo lançado em 1981 foram ambos grandes sucessos. Em 1982, lançaram a segunda coletânea, reunindo os hits de todos os álbuns. O mais incrível é que nessa segunda eles não repetem nenhuma música da primeira.
Eagles, 2005 - Foto: web
Outro diferencial importantíssimo, foi a ascensão de Don Henley como principal vocalista do grupo. Até então havia uma distribuição quase igualitária do número de faixas que cada um dos músicos cantaria, dependendo também da autoria das canções, geralmente equilibrada, com exceção do guitarrista Don Felder, que em sua carreira com o Eagles cantou apenas a faixa "Visions", de "One of These Nights". Talvez essa tenha sido uma das razões para acirrar a guerra de egos que se reforçaria no grupo dali em diante e que resultaria no final da banda em 1980 de maneira nada pacífica, culminando em um show ocorrido em Long Beach, onde Glenn Frey e Don Felder trocaram ameaças inclusive sobre o palco. A banda encerrou suas atividades. Entre seus companheiros, Glenn Frey foi o que conseguiu maior sucesso em sua carreira solo, inclusive gravando o hit "Heat Is On", tema de um dos episódios de "Um Tira da Pesada".
Somente em 1994 a banda se reuniu para um "Unplugged na MTV". As jams resultantes desta reunião renderam o álbum "Hell Freezes Over", com várias canções inéditas e um novo sucesso de vendas. O título é uma referência à citação de Don Henley quando banda se separou de que só se reuniriam novamente "quando o inferno congelasse".
O Eagles continua fazendo shows em todo mundo e álbum mais recente é o "Long Road Out of Eden", de 2007, que possui músicas inéditas e conquistou mais dois Grammy Awards: um pela música "How Long" na categoria "Best Country Performance By A Duo Or Group With Vocals" e outro pela música "I Dreamed There Was No War" na categoria "Best Pop Instrumental Performance".

Eagles, 2008 - Foto: web
Assim, podemos dizer que o Eagles é formado por cantores e instrumenstistas de alto gabarito, com músicas que possuem letras marcantes, com conteúdo suficiente para justificar todo o sucesso e reconhecimento conquistado. A banda possui um imenso êxito comercial, uma forte presença na cultura popular dos EUA e incutiu influência musical a nível mundial. Talvez não sejam conhecidos pelos brasileiros, porque a grande massa está envolvida em uma onda de "lixo sonoro" chamado "sertanejo universitário" e não sabe apreciar a música de qualidade. Não estou falando só do Eagles, pois muitos podem dizer "mais esse cara só gosta de bandas internacionais". O Brasil possuir uma riqueza de músicos, principalmente no que se refere ao Sertanejo Raiz, que seria o equivalente ao Country Rock e Blugrass Americano. Mas não vou estender mais meu discurso senão fujo do assunto.
Para finalizar digo a vocês: não deixem de ouvir o Eagles, talvez vocês conheçam somente "Hotel California", mas não importa, não percam a oportunidade de ouvir a qualidade das outras músicas dessas duas coletâneas que são espetaculares. 

Integrantes
Originais
Glenn Frey: Violão, teclado e vocais. Nasceu em 6 de novembro de 1948 em Detroit, Michigan.
Don Henley: Bateria, vocal, guitarra. Nasceu em 22 de julho de 1947 em Gilmer, Texas.
Bernie Leadon: Guitarra, bandolin, banjo. Nasceu em 19 de julho de 1947 em Minneápolis, Minessota. Deixou o grupo em 1975.
Randy Meisner: Baixo. Nasceu em 8 de março de 1946 em Scottsbluff, Nebraska. Deixou o grupo em 1977.

Outros
Don Felder: Guitarra, vocais. Nasceu em 21 de setembro de 1948. Permaneceu no grupo de 1974 a 2001.
Joe Walsh: Guitarra, vocais. Nasceu em 20 de novembro de 1947. Entrou no lugar de Bernie Leadon em 1975.
Timothy B. Schmit: Baixo, vocais. Nasceu em 30 de outubro de 1947 em Oakland, Califórnia. Entrou no lugar de Randy Meisner em 1977.

Músicas


Their Greatest Hits (1971–1975) - 1976
Lado A
"Take It Easy" (Jackson Browne, Glenn Frey) – 3:32
"Witchy Woman" (Don Henley, Bernie Leadon) – 4:11
"Lyin' Eyes" (Henley, Frey) – 6:22
"Already Gone" (Jack Tempchin, Robert Arnold Strandlund) – 4:13
"Desperado" (Henley, Frey) – 3:33

Lado B
"One of These Nights" (Henley, Frey) – 4:51
"Tequila Sunrise" (Henley, Frey) – 2:52
"Take It to the Limit" (Randy Meisner, Henley, Frey) – 4:48
"Peaceful Easy Feeling" (Tempchin) – 4:18
"Best of My Love" (Henley, Frey, J.D. Souther) – 4:35

Eagles Greatest Hits, Vol. 2 - 1982
Side One
"Hotel California" (Don Felder, Don Henley, Glenn Frey) – 6:30
"Heartache Tonight" (Henley, Frey, Bob Seger, J.D. Souther) – 4:25
"Seven Bridges Road" (Steve Young) – 2:58
"Victim of Love" (Felder, Souther, Henley, Frey) – 4:11
"The Sad Café" (Henley, Frey, Joe Walsh, Souther) – 5:32


Side Two
"Life in the Fast Lane" (Walsh, Henley, Frey) – 4:45
"I Can't Tell You Why" (Timothy B. Schmit, Henley, Frey) – 4:54
"New Kid in Town" (Souther, Henley, Frey) – 5:04
"The Long Run" (Henley, Frey) – 3:42
"After the Thrill is Gone" (Henley, Frey) – 4:41

Hotel California - 1976
Lado A
"Hotel California" (Don Felder, Don Henley, Glenn Frey) - 6:30
"New Kid In Town" (John David Souther, Don Henley, Glenn Frey) - 5:04
"Life In The Fast Lane" (Joe Walsh, Don Henley, Glenn Frey) - 4:46
"Wasted Time" (Don Henley, Glenn Frey) - 4:55


Lado B
"Wasted Time" (reprise) (Don Henley, Glenn Frey, Jim Ed Norman) - 1:22
"Victim Of Love" (Don Felder, John David Souther, Don Henley, Glenn Frey) - 4:11
"Pretty Maids All In A Row" (Joe Walsh, Joe Vitale) - 4:05
"Try And Love Again" (Randy Meisner) - 5:10
"The Last Resort" (Don Henley, Glenn Frey) - 7:25

Fotos dos vinis
Their Greatest Hits: Capa (frente) vinil 120 gram (Lado A) - Foto: Diego Kloss
Their Greatest Hits: Capa (atrás) vinil 120 gram (Lado B) - Foto: Diego Kloss
Eagles Greatest Hits, Vol. 2: Capa (frente), encarte e
vinil 120 gram (Side One) - Foto: Diego Kloss
Eagles Greatest Hits, Vol. 2: Capa (atrás), encarte 
e vinil 120 gram (Side Two) - Foto: Diego Kloss
Hotel California: Capa (frente), vinil 120 gram (Lado A) - Foto: Diego Kloss
Hotel California: Capa (atrás), vinil 120 gram (Lado B) - Foto: Diego Kloss
Capa dos três álbuns - Foto: Diego Kloss

Comentários