
Gravadora: Nuclear Blast
Gênero: Hard Rock
Obs: o álbum não está à venda.
Marquei esse vinil na seção de "Vinil Épico" devido a importância dessa banda de hard rock que conheci a pouco tempo. Como já divulguei em outro post, a história banda foi marcada por uma terrível tragédia que aconteceu em outubro do ano passado: a morte do vocalista Steve Lee.
Para entender a importância desse álbum para a história do hard rock, farei um breve histórico da banda.
A história do Gotthard começa em 1989 na cidade de Lugano, Suíça, quando o vocalista Steve Lee e o guitarrista Leo Leoni deixam o Forsale e montam a banda "Krak", gravando um álbum que permanece na gaveta até hoje. O amigo e baixista Marc Lynn completa o time e depois de algumas trocas de baterista, Hena Habegger assume o posto.

No início de 1992 a banda lança o single "Firedance" e na metade do ano sai o primeiro álbum, auto-intitulado, com a produção de Chris von Rhor (baixista do Krokus), gravado e mixado por Pat Regan. O álbum trazia o Santo Sudário na capa e permaneceu por quinze semanas no topo dos charts suíços.
Com o sucesso do álbum, a banda gravou clipes para "Hush" e "All I Care For" que passaram na MTV e outros canais de TV suíços. A banda tocou em vários festivais pela Europa. Em 1993 a banda foi indicada ao World Music Awards e foi vencedor de dois prêmios suíços, o Rete 3 Award e o Golden Reel.
No ano seguinte lançam "Dial Hard", novamente produzido por Chris Von Rhor. Realizam uma extensa turnê, tocando em vários festivais incluindo o de Mountreux, transmitido ao vivo para toda a Europa.

No começo de 1997, a banda lança o single "One Life One Soul" com a cantora lírica Montserrat Caballé. A música permaneceu por várias semanas nas paradas suíças, fazendo com que a banda aparecesse ao lado de Montserrat em programas de TV da Suíça, Alemanha e Espanha. Neste mesmo ano lançam um álbum acústico chamado Live & Acoustic D'Frosted (um dos meus favoritos).
Em 1999 chega o quinto álbum, "Open", um trabalho diferente dos anteriores, mais leve e melódico. No ano seguinte, mais um lançamento: "Homerun", que aumentou ainda mais o prestígio da banda por toda a Europa.
Em março de 2002 o Gotthard lançou um DVD ao vivo chamado /'More Than Live". Também é de 2002 o álbum "Human Zoo", gravado no próprio estúdio da banda, na Suíça.
Após um longo tempo, a parceria com a gravadora BMG terminou.
No ano de 2004 lançaram o álbum Lipservice. Em 2007 e 2009 vieram os álbuns Domino Effect e Need to Believe, respectivamente. Esses três muito bons.
No dia 05 de outubro de 2010, morreu o vocalista Steve Lee, em um acidente que um caminhão desgovernado lançou uma moto de encontro ao artista, no estado de Nevada, Estados Unidos. A banda ficou em hiato até janeiro de 2011 quando divulgou mensagens dos integrantes anunciando que pretendem continuar com banda com um novo vocalista a ser integrado ao grupo.
Em outubro de 2011 o Gotthard lançou o aguardado álbum ao vivo intitulado “Homegrown - Alive In Lugano“, que traz a gravação ao vivo do show que a banda fez em Lugano, Suíça, no dia 17 de Julho de 2010. Este foi um dos últimos shows com o vocalista Steve Lee. Por conta da súbita morte de Lee, o lançamento do CD foi adiado.

"As memórias dos 20 anos passados no palco com Steve estão sendo trazidas a tona intensamente com este álbum. Elas refletem o momento memorável que fomos capazes de desfrutar no Olimpo do Rock'n'Roll".
A apresentação em Lugano ocorreu durante o HOG Ralley, um grande evento anual organizado por motociclistas da Harley Davidson.
O lançamento inclui vários materiais bônus, como a canção inédita "The Train". O DVD bônus mostra gravações escolhidas de outro show da banda, gravado em 31 de dezembro de 1999, também em Lugano.
"Homegrown - Alive In Lugano" marca o fim de uma era para o Gotthard.
Ao ouvi-lo percebi a grandiosidade de toda a carreira do Gotthard. O álbum possui o melhor do Gotthard: ótimas e empolgantes melodias como "Unspoken Words", "Gone Too Far", "Top of the World", "I Don`t Mind" "Need to Believe", "I Don`t Mind", "The Oscar Goes To"; as contagiantes "Hush" (destaque para a interação entre Steve Lee e o público no "La ra lá... Rush!), "Unconditional Faith" (essa faixa ficou espetacular com as gaitas de fole no final), "Shangri La", "Lift Up" (essa da vontade de aumentar no talo e sair pulando e cantado), "Sister Moon" (com a tradicional gaita de boca na introdução) e "Anytime Anywhere"; bonitas baladas romanticas como em "Acoustic Medley 2010" (versão acústica de várias canções) e "Heaven" (minha música favorita). Além é claro, do duelo de guitarra entre Steve Lee e Leo Leoni e a bela música inédita "The Train".
“Após o trágico acidente de nosso amigo Steve Lee, que morreu em 5 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, nos recolhemos e demos uma pausa até a virada de ano. Agora estamos de volta com planos para o futuro e uma difícil tarefa”, informa a banda na nota oficial.
Na mensagem publicada no site, cada um dos músicos deixou uma mensagem comentando sobre a dor da perda de Lee e a vontade de continuar com o Gotthard.

“É claro que só poderemos continuar se tivermos a sorte de encontrar o cara certo”, comentou o baterista Hena Habegger. “Não estamos apenas procurando por uma voz que possa trazer nossas músicas novamente à vida, estamos procurando muito mais por um cantor que se encaixe na família Gotthard!”.
“É um grande desafio, não será fácil. Mas temos fé e faremos o que fazemos melhor, que é música”, disse o guitarrista Freddy Scherer.
“Um grande muito obrigado a todos os fãs. Suas palavras, cartas, e-mails e recados no guestbook nos deram a força necessária para lidar com o que aconteceu e nos encorajou para o futuro”, encerrou o baixista Marc Lynn.
Para finalizar eu digo "I need to believe", ou melhor, nós fãs precisamos acreditar. O Gotthard não vai ser o mesmo sem Steve, mas ainda acredito que essa banda ainda fará boas músicas e espero ver um show deles aqui no Brasil.
Encerro com uma homenagem dos membros da banda a Steve Lee...
Novo vocalista do Gotthard
Vendo o anúncio oficial no site do Gotthard, aproveito para complementar esse post com o novo single "Remember It´s Me" do Gotthard já com o novo vocalista suíço Nic Maeder, de 40 anos.
Prefiro não comentar sobre o novo vocalista por enquanto, quero esperar um álbum completo, mas posso adiantar que apesar de Steve Lee ser insubstituível, acho que Nic desempenhará um bom papel no Gotthard, pelo menos assim espero, assim como todos os fãs que incentivaram a banda a continuar e também os próprios integrantes.
Confira o novo clipe da banda...
Confira a declaração oficial da banda...
Queridos fãs GOTTHARD - que nos dá grande prazer em anunciar que encontramos um novo vocalista. O sucessor de Steve Lee, que foi morto em um trágico acidente no ano passado, é Nic Maeder, nascido na Suíça. Nic nasceu em 1971 em Lausanne, viveu em Melbourne, na Austrália e cresceu entre a Suíça e "Down Under".
"Nic não só tem uma grande voz mas é um músico fantástico e também temos uma grande pessoa no meio de nós", diz Leo.
Após a decisão de continuar ser tomada, recebemos uma enorme quantidade de mensgaens do mundo todo, era realmente impressionante! Nós realmente gostaríamos de agradecer a todos, especialmente os candidatos, a quem não conseguimos enviar uma mensagem pessoal. Obrigado por sua compreensão e desejamos a todos vocês muita sorte e sucesso no futuro!
"A pesquisa demorou muito tempo, mas ficou claro para todos nós que depois de conhecer Nic, sabíamos que ele era o cara certo. Com ele podemos desfrutar a música novamente e celebrar novo sucesso", afirma Hena. "Estou muito feliz que vamos continuar".
A decisão final para o Nic Maeder foi unânime. "Percebemos de imediato que a química, tanto musicalmente quanto pessoalmente, estava certa. Para nós, ele é o novo membro da família", diz Freddy.
Nic Maeder, que além de cantar também toca guitarra e piano, é uma pessoa muito talentosa e criativa. Sua capacidade de compor também se encaixa perfeitamente na família do Gotthard. Ele é a peça que faltava no quebra-cabeça.
![]() |
Nova formação do Gotthard - 2011 - Fotos: web |
Claro que você pode escrever muito sobre um novo vocalista, mas no final não há nada melhor do que ver e ouvi-lo cantar. Decidimos, portanto, produzir uma música e o clipe como um agradecimento aos nossos fãs, que pode ser baixado gratuitamente. É dedicado a todos os nossos fãs que não perdem sua fé e confiança no GOTTHARD. Vocês tem nos apoiado com toda sua força nos últimos meses. Muito obrigado!
Estamos no estúdio no momento e trabalhando com vontade e entusiasmo, renovados em canções para um novo álbum, que será lançado na primavera de 2012...
Nos resta aguardar o novo trabalho...
Baixe a nova música no site oficial da banda.
Integrantes
Steve Lee > Nic Maeder - vocal
Leo Leoni - guitarra
Freddy Scherer - guitarra
Marc Lynn - baixo
Hena Habegger - bateria
Músicas
Side A
1. Unspoken Words
2. Gone Too Far
3. Top of the World
4. Need to Believe
Side B
5. Hush
6. Unconditional Faith
7. Acoustic Medley 2010
8. Shangri La
Side C
9. I Don´t Mind
10. Heaven
11. The Oscar Goes to
12. Lift U Up
Side D
13. Leo vs. Steve (Guitar Solo / Vocal Solo)
14. Sister Moon
15. Anytime Anywhere
16. The Train (Unreleased Studio Track)
Bonus DVD (Millennium Show Lugano December 1999)
1. Let It Rain
2. Acoustic Medley 1999
3. One Life, One Soul
4. Hey Jimi
5. EPK / Interviews
Fotos do vinil
Capa (Frente), vinis Side A e B (Orange - 180 gram) - Foto: Diego Kloss |
Capa (Atrás), vinis Side C e D (Orange - 180 gram) - Foto: Diego Kloss |
Capa (Parte externa) - Foto: Diego Kloss |
Capa (Parte interna), vinis (Orange - 180 gram) - Foto: Diego Kloss |
![]() |
Capa (Frente), poster e vinis (Orange - 180 gram) - Foto: Diego Kloss |
Em homenagem a Steve Lee...
Aí é bonito, hein Mestre!
ResponderExcluirRepetaculê!
Esse álbum é muito foda, e laranjão ainda, ficou muito massa!
Parabéns pelo texto!