Coleção 06 | The Wicked Symphong - Avantasia

Ano: 2010
Gravadora: Nuclear Blast
Gênero: Power Metal / Metal Sinfônico / Metal Progressivo
Obs: o álbum não está à venda.

Após a compra do vinil duplo do Edguy - Tinnitus Santus resolvi encomendar o vinil do Avantasia, projeto musical de Tobias Sammet, vocalista e principal compositor da banda de heavy metal alemã Edguy. Avantasia é a junção de duas palavras: Avalon (local místico nas histórias do Rei Arthur) e Fantasia (terra fictícia).
"The Wicked Symphony" é o quarto álbum de estúdio do Avantasia, lançado em paralelo com "Angel of Babylon" no dia 3 de abril de 2010. Foi lançado em edição de luxo com os dois discos em uma caixa ou os dois CDs separadamente. É a segunda parte da saga "The Scarecrow". Tobias Sammet, vocalista e mentor do projeto, descreve a faixa-título como "uma faixa de dez minutos contendo uma batalha de vocais entre Jørn Lande, Russell Allen." Considero uns dos melhores álbuns do Avantasia, principalmente pela participação ilustre de Klaus Meine do Scorpions.
Box - The Wicked Symphony + Angel Of Babylon (CD).
Foto: web.
Para resumir a excelente trajetória do projeto Avantasia, os dois primeiros álbuns lançados foram os eletrizantes "The Metal Opera" (2001) e "Metal Opera II" (2002). O projeto deu tão certo que foi lançado o terceiro álbum  "The Scarecrow", em dia 25 de janeiro de 2008.
“The Wicked Symphony” e “Angel of Babylon”, lançados em 2010 formam, juntamente com o “The Scarecrow”, a “Wicked Trilogy”. Talvez pelo fato de o Power Metal Melódico apresentar evidentes sinais de desgaste há anos, Sammet decidiu seguir por novos rumos nesta sequência de Avantasia. O conceito por trás deste trabalho é a continuação da história do Espantalho, um compositor genial do século XIX que se isola do mundo, é rejeitado pelo seu grande amor e que assina uma espécie de pacto com um demônio, magistralmente interpretado por Jorn Lande, para alcançar o sucesso, a fama e a fortuna. O que se ouve no decorrer das quase duas horas de material dos dois álbuns é música da melhor qualidade, com convidados de altíssimo gabarito e elegância, dando vida a personagens sombrios, intensos e com uma carga emocional que faz o ouvinte entrar na mente perturbada do protagonista.
A épica faixa-título de “The Wicked Symphony” abre o disco de forma impactante, com uma orquestra que vai criando o clima para uma introdução bombástica, cheia de peso e suspense, que ganha ainda mais intensidade com a chegada do refrão impressionante no melhor estilo Tobias Sammet: épico, grandioso e grudento. Nela temos a primeira aparição do excepcional Russel Allen, com a sua voz mais do que incrível, e de Jorn. Na seqüência temos a melódica e acelerada ‘Wastelands’, que conta com uma interpretação fabulosa de Michael Kiske. ‘Scales of Justice’ é pesadíssima e com um Tim Ripper Owens absurdamente inspirado, encarando a fúria do protagonista de forma visceral.
‘Dying for an Angel’, minha música favorita do álbum, pois temos a participação da lenda do rock Klaus Meine, com um refrão marcante e empolgante. Além disso, Andre Matos também participa  novamente do Avantasia em ‘Blizzard on a Broken Mirror’. 


Com certeza absoluta, ‘Runaway Train’ é uma das músicas mais belas que Sammet já compôs. Um duelo épico e majestoso entre Jorn Lande e Bob Catley, uma representação de bem e mal se enfrentando operisticamente. ‘Crestfallen’ também é uma pérola, onde Tobias consegue se destacar bastante, com uma interpretação, ora limpa ora rasgada, contrastando com um coral imponente. Na faixa seguinte Jorn Lande mostra porque é um dos destaques dessa nova fase do projeto, ‘Forever Is A Long Time’ é uma música vibrante, intensa, com uma pegada que mescla com perfeição metal com hard rock que Lande executa com maestria. ‘Black Wings’ chega com um riff pesadão, arrastado, quebrando um pouco o ritmo. Ralf Zdiarstek tem uma atuação marcante, abafada, e carregada de uma forma que soa bastante melancólica. Tobias segue nessa mesma linha de interpretação, sendo talvez a faixa mais tensa do disco. Russel Allen reaparece com tudo na rápida e grudenta ‘States of Matter’, que tem ótimos riffs, uma letra fácil e uma vibração incrível. Um dos destaques com certeza.O disco termina com ‘The Edge’, algo mais ameno em comparação com o resto do álbum.
Apesar da óbvia crítica dos fãs mais conservadores, o álbum é excelente. Até quando ouço o vinil tenho que abaixar o nível do grave pois a qualidade do som superou muito as minhas expectativas.   
Tobias Sammet conseguiu um sucesso estrondoso com seu “Metal Opera”, e surpreendeu a enorme legião de fãs do Avantasia ao lançar o tão diferenciado “The Scarecrow”, causando em uns ódio e em outros uma profunda admiração. O Power Metal Melódico que tanto encantou com os já citados clássicos Metal Opera I e II se saturou e por isso Tobias investiu pesado nessa concepção mais moderna de metal, englobando muito mais elementos, sendo mais abrangente e criando um novo patamar.

Integrantes
Tobias Sammet - Vocais (todas as faixas), baixo.
Sascha Paeth - Guitarras, produção.
Eric Singer - bateria.
Miro - Teclados, orquestração.

Instrumentistas convidados
Guitarra
Bruce Kulick (nas faixas 6, 11)
Oliver Hartmann (nas faixas 2, 8)

Bateria
Felix Bohnke (nas faixas 1, 5, 9 11)
Alex Holzwarth (nas faixas 3, 7, 8, 10)

Órgão
Simon Oberender (nas faixas 6, 8, 11)

Vocalistas convidados
Jørn Lande (nas faixas 1, 6, 7, 8)
Michael Kiske (nas faixas 2, 6)
Russell Allen (nas faixass 1, 10)
Bob Catley (na faixa 6)
Klaus Meine (na faixa 4)
Tim "Ripper" Owens (na faixa 3)
André Matos (na faixa 5)
Ralf Zdiarstek (na faixa 9)

Músicas
Side 1
01. "The Wicked Symphony" - 9:28
02. "Wastelands" - 4:44

Side2
01. "Scales of Justice" - 5:04
02. "Dying for an Angel" - 4:32
03. "Blizzard On a Broken Mirror" - 6:07

Side 3
01. "Runaway Train" - 8:42
02. "Crestfallen" - 4:02
03. "Forever is a Long Time" - 5:05

Side 4
01. "Black Wings" - 4:37
02. "States of Matter" - 3:57
03. "The Edge" - 4:12


Fotos do vinil
Capa (frente) e vinis 180 gram ( Side 1e 3). Foto: Diego Kloss.
Capa (atrás) e vinis 180 gram ( Side 2e 4). Foto: Diego Kloss.
Capa  (parte interna). Foto: Diego Kloss.

Comentários